• Carregando...

Carros demais. Curitiba é uma das cidades mais motorizadas do país, com cerca de 900 mil automóveis. Estima-se que 30 mil novos carros por ano ganhem as ruas. E que cerca de 200 mil saiam da garagem todos os dias. Principalmente no entorno das universidades e faculdades, no horário da noite, onde a falta de planejamento das instituições beira o pouco caso. Aos fatos. Alunos do noturno, mesmo com menor poder aquisito, podem usar o carro da família para ir à aula, evitando o suposto tempo gasto no transporte coletivo. Isso representa congestionamento nas redondezas da PUC, Faculdades Curiti-ba e FAE, entre outras. Passar na Rua Chile, à noite, exige paciência de Jó. Sair do estacionamento da Católica leva em média 40 minutos...

...A pergunta é: quando se amplia um curso noturno, como tem acontecido há quase dez anos, a instituição não deveria prever esse impacto no trânsito? Coitado de quem mora no Rebouças, Prado Velho e Centro: experimenta congestionamento todo santo dia útil da semana, bem no horário em que todo cidadão merece silêncio e paz.

Não é só em Curitiba que 8 de setembro é feriado: Mafra (SC) e Santos (SP) comemoram aniversário hoje e, como nós, fazem feriado duplo em setembro.

A cena divertiu os passageiros de um ônibus metropolitano com destino a São José dos Pinhais. O motorista freou numa descida, e a senhora sentada no último banco do coletivo viu saltar de sua sacola o recém-comprado frango congelado. O trajeto da ave, que passou por baixo da catraca e parou lá no motorista, foi acompanhado com risos pelos demais passageiros. Mas todos se surpreenderam quando o ônibus começou uma subida íngreme: mal a senhora se levantava para buscar o frango e ele rolou calmamente de volta, como que por vontade própria.

Se não bastassem nos ônibus da cidade o assédio de pessoas pedindo doações para as mais diferentes causas (ou esmola, simplesmente), passageiros do Pinheirinho–Santa Cândida foram surpreendidos por dois rapazes que interpretaram trechos de uma historieta qualquer. O espaço ficou pequeno para tanta gente. Após a rápida apresentação, um deles passou o chapéu em busca de uns trocados e outro, cheirando bebida alcoólica, desapontado com as insignificantes contribuições, cantou uma música sem graça. Com a facilidade de descer na porta três, eles permanecem nos biarticulados sem pagar a tarifa.

A partir de 7 de outubro, os processos da Vara de Família de Pinhais terão audiências realizadas no escritório modelo da faculdade de Direito da Unibrasil, com acompanhamento de acadêmicos e assistência de advogados aos cidadãos. A novidade faz parte do programa Justiça nos Bairros.

Hoje é comemorado o Dia da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

* Representantes de universidades e escolas maristas de todo o Brasil estão reunidos em Curitiba

* "Quando estiver seguro, está na hora de recomeçar." (Gilian Carraro)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]