• Carregando...

O consumidor tem cada vez mais voz ativa no comércio mesmo. No centro de Curitiba, ontem, uma cliente teve de ir até a loja onde tinha comprado um computador para reclamar que ele não estava funcionando, mas conseguiu uma garantia verbal de que o problema seria resolvido em pouco tempo. O motivo da demora? A empresa responsável é terceirizada. Jogar a culpa nos outros é fácil, mas só adia a resolução do conflito.

Dia desses, perto de um cartão-postal da capital paranaense, a Rua 24 Horas, ocorreu uma cena típica do país, mas que deveria dar vergonha a qualquer cidadão. Um grupo de jovens, alguns nem tanto, passeava fazendo o maior estardalhaço, visivelmente drogados por cola de sapateiro ou algum solvente. O pior é que todo mundo fingia que era normal. Um dos garotos, de tão atordoado, nem percebeu que estava parado quase no meio da rua, apesar das insistentes buzinas dos carros.

Uma bicicletaria de Curitiba resolveu agradar a gregos e troianos em seus cartões de visita. Os clientes podem escolher entre três opções: uma com o escudo do Atlético Paranaense, outra com a marca do Coritiba Football Club e uma terceira com o emblema do Paraná Clube. O vendedor entrega antes o cartão do rubro-negro, mas logo pergunta ao cliente se ele prefere outro, porque "há alguns que ficam brabos".

Apesar da internet e do e-mail, ainda existem correntes milagrosas em papel sendo espalhadas por aí. Não é incomum encontrar bilhetes em caixas de correio que dão a receita para uma vida cheia de realizações. A última é para agradar a Nossa Senhora Aparecida. Reza o papel que quem fizer quatro cópias por dia da mensagem durante 60 dias e jogá-las na rua vai conseguir tudo o que quiser. Como prova, traz a história de um dono de restaurante que precisava de R$ 100 mil e conseguiu em menos de uma semana. Por outro lado, há uma ameaça. Um dono de um supermercado teria perdido tudo por ter quebrado a corrente.

Uma entidade filantrópica conseguiu reunir recursos para pintar os muros de sua sede, no centro de Curitiba, e aproveitou para colocar placas com um apelo aos pichadores para que não danifiquem mais o espaço, com os dizeres "Por favor, não pixe (sic) – Sociedade Filantrópica". Resta saber por quanto tempo vai ser respeitado o pedido.

Mato, caixa de leite e jornal de candidato são alguns dos concorrentes da água de chuva sobre as grades de bueiro. O lixo jogado no chão, totalmente desnecessário dada a quantidade de lixeiras espalhadas pela cidade, é um sério causador de enchentes. Mas que tal se cada morador limpar o bueiro em de frente à sua casa? A tática é mais eficiente do que reclamar toda vez que chove.

Em 28 de outubro de 1538 foi fundada a primeira universidade das Américas, a Universidade São Tomás de Aquino, de Santo Domingo (na atual República Dominicana). A instituição ainda existe e mantém cursos nas áreas de Artes, Agronomia e Veterinária, Ciências Exatas, Ciências Econômicas e Sociais, Ciências da Saúde, Ciências Jurídicas e Políticas, Engenharia e Arquitetura e Humanidades (categoria que inclui educação e línguas).

* "Errar é humano. Culpar outra pessoa é política."(Hubert H. Humphrey, ex-vice-presidente dos Estados Unidos.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]