• Carregando...

Estranha a história do roubo dos textos do livro que o escritor Fernando Morais estava escrevendo sobre a passagem de José Dirceu pelo governo. Trinta meses estaria quase pronto quando o notebook do autor foi levado por ladrões de sua casa, no litoral paulista. Tratava-se de uma obra autorizada, escrita meio que em parceria com Dirceu. Não seria o caso de desconfiar de Morais nem de Dirceu, mas que é combustível para teorias conspiratórias, isso é. Principalmente porque é difícil acreditar que um autor experiente como Morais tenha deixado de fazer cópias do material.

Um dos principais assuntos de piadas na semana que se encerra foi o Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC, que o governo lançou na segunda-feira. O problema estava no nome do programa, que era convidativo para um trocadilho. Comentou-se que agora é que o governo emPACou de dez, que não era um plano de governo, apenas mais um PACote, apelidaram-se as medidas de Plano de Adiamento do Crescimento. O bom é que o governo contribuiu para bom humor do cidadão.

Daqui a pouco chega a Páscoa e o presépio de areia da Praça Tiradentes continua em pé, alfineta um leitor que passa diariamente no local. Nada contra arte e muito menos contra a família de Nazaré. O problema é a sensação de descaso da obra, em pleno janeiro, como se estivessem esquecido a exposição por lá. O irritado curitibano lembra que o Natal pode ser comemorado todos os dias do ano, mas só nos corações, não na Tiradentes.

Uma declaração de sir Alan Ayckbourn, um dos maiores dramaturgos britânicos da atualidade, está pondo fogo na cena teatral de Londres. Segundo ele, o teatro local está sendo invadido pelo que chamou de "efeito Hollywood" – uma invasão de atores e atrizes dos Estados Unidos, famosos pelas suas interpretações cinematográficas, mas que não convencem no palco (e, de acordo com Ayckburn, mal são audíveis a partir da terceira fila. Qualquer semelhança com o teatro brasileiro não é mera coincidência. Daqui a algumas semanas teremos em Curitiba o Festival de Teatro. Alguém duvida que os primeiros espetáculos a terem ingressos esgotados serão aqueles com atores globais no elenco?

O pastor Paschoal Piragine Júnior, titular da Primeira Igreja Batista de Curitiba, dirige neste fim de semana a assembléia da Convenção Batista Brasileira, que termina na terça-feira, em Florianópolis. O evento encerra o mandato de Piragine a frente da Convenção. Seu sucessor será eleito durante a assembléia.

Aproxima-se o Carnaval e quem vai viajar já sente um arrepio. Os problema seguidos da aviação brasileira não cessaram. Só para lembrar: primeiro foi o acidente com o Boeing da Gol, na Amazônia. Depois, a greve branca dos controladores de vôo. Em seguida, os problemas com os aviões que a Gol colocou em manutenção e, na seqüência, as interdições na pista de Congonhas. Os resultados são atrasos, cancelamentos e mais atrasos. Até quando isso vai durar?

Amanhã, Curitiba recebe a visita de um padre da Administração Apostólica São João Maria Vianney, de Campos (RJ), que celebrará missa no rito tridentino, anterior ao Concílio Vaticano II. A missa começa às 10 horas na capela do Hospital do Exército, com entrada pela Rua Francisco Rocha, no bairro Batel. Antes da missa ainda haverá tempo para confissões.

* "Quase todos os homens vivem inconscientemente no tédio. O tédio é o fundo da vida, foi o tédio que inventou os jogos, as distrações, os romances e o amor."(Miguel de Unamuno, filósofo espanhol, 1864-1936)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]