• Carregando...

Mais uma mensagem de alerta circula pela rede. Alguém liga a cobrar, identificando-se como funcionário da Brasil Telecom que constatou um problema na linha, e pede que o titular do telefone ligue para o número *21*0211581172839#. É fria! Pelo que diz a mensagem, de acordo com a polícia essa é uma ligação do Comando Vermelho, e se o número for acionado seu telefone se transforma numa extensão para os bandidos. A mensagem alerta também para uma clonagem por celular: ao atender o número (11) 9965-0000, seu telefone estaria automaticamente clonado.

O ato de pedir esmola evolui a olhos vistos no centro de Curitiba. As diversas práticas que disfarçam a mendicância surpreendem. Enquanto meninos e meninas vendem doces e selos adesivos, os mais velhos oferecem isqueiros, pilhas e até orações. O principal apelo não é o preço, mas a luta pela sobrevivência. Alguns tentam sensibilizar o público. "Compra um chiclete desse velho que já não pode trabalhar", repete um dos mais populares vendedores de doces do centro.

Cansadas de carregar caixas de doces e selos coloridos para vender, as crianças partem logo para um plano B: "O senhor pode então me pagar um lanche." Em caso de resposta positiva, meninos e meninas nem sempre consomem o alimento no local. Levam para os pais ou tutores, que aguardam muitas vezes a poucos metros, para surpresa dos doadores.

O programa Cidades e Soluções, da Globo News, é o primeiro datelevisão brasileira a neutralizar totalmente as emissões de gases que provocam o efeito estufa. Apresentado aos domingos à noite, o programa compensará semanalmente as emissões de CO2 com o plantio de árvores nativas no Jardim Botânico de São Paulo, às margens do rio Ipiranga. O cálculo das emissões leva em conta os deslocamentos da equipe do programa em carros e aviões, o consumo de energia elétrica dos equipamentos de gravação, das ilhas de edição e a transmissão do programa.

O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã inaugurou ontem o Balneário Julio Estrella Moreira. A obra, um vestiário de 106 metros quadrados, possui seis banheiros, três dos quais para cadeirantes; quatro boxes para banho (um para banho de maca), sala de despir, sala de vestir e sala para curativos. A antiga estrutura para banho já não oferecia aos 80 internos a comodidade ideal. O Lar dos Idosos do Tarumã fica na Rua Konrad Adenauer, 576. Informações: (41) 3266-3813

Os primeiros dias de fevereiro são repositório de muita história, lembra a jornalista Rosy de Sá Cardoso. Em 1º de fevereiro de 1858 foi instalada, nas proximidades do Cemitério Municipal, a 1ª cervejaria de Curitiba; no dia 2, em 1885, era inaugurada a ferrovia Paranaguá-Curitiba; em 1919, no dia 3 de fevereiro, circulou a edição n.º 1 da "Gazeta do Povo" e, em 5 de fevereiro de 1842, Curitiba chegou à categoria de cidade. (Doze anos depois, seria considerada capital da Província do Paraná).

Até amanhã é possível se inscrever para o Curso de Pós-Graduação em Jornalismo Literário da ABJL/TextoVivo/Cesblu. Coordenado pelos professores Edvaldo Pereira Lima (da USP), Celso Falaschi, Sergio Vilas Boas e Rodrigo Stucchi, o curso de especialização, com 360 horas, começa em Curitiba dia 09 de fevereiro. Terá aulas quinzenais na Faculdade Vicentina de Filosofia, na Rua Jaime Reis, 531, bairro São Francisco. Inscrições: www.textovivo.com.br.

* A União dos Escoteiros do Brasil – Região do Paraná convoca os interessados em ingressar no movimento escoteiro. Basta ir à sede regional, na Rua Ermelino de Leão, 492, centro de Curitiba, ou ligar para (41) 3323-1031.

* "Não há diferença entre um sábio e um tolo quando estão apaixonados."(George Bernard Shaw)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]