• Carregando...

A colônia polonesa de Curitiba reuniu-se ontem para comer sonho. Assim como acontece todos os anos na Polônia, eles festejaram a quinta-feira gorda, uma comemoração tradicional daquele país, regada a comidas que antigamente eram proibidas na quaresma, período que precede a Páscoa dos católicos. Para os poloneses, o sonho é símbolo de comodidade e fartura, usado, inclusive, para presentear amigos e parentes. A quinta-feira foi escolhida por estar exatamente a uma semana do início da quaresma.

Na Polônia, estima-se que ontem foram consumidos 42 milhões de sonhos, um para cada habitante. Aqui, algumas dezenas de pessoas também fizeram a mesma coisa, numa tradição preservada pelo Tadeu do Pierogi, polonês que mora há 25 anos na capital paranaense.

Inconformado com o descaso do governo federal, que praticamente ignora a obesidade mórbida no país, o gaúcho Cristiano dos Santos decidiu ir andando até Brasília cobrar pessoalmente alguma providência do presidente Lula. O trajeto começou no dia 2 de janeiro de 2007, na cidade de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, e a previsão de chegada na capital federal é na primeira semana de julho. Cristiano levou 44 dias para percorrer os 720 quilômetros até Curitiba.

Nota da Copel esclarece os motivos dos dois cortes de energia citados por Entrelinhas no último dia 13. No Jardim Botânico, no sábado à noite, a causa foi a queda de uma árvore sobre a rede. Já no domingo, nas proximidades da Arena, o problema foi o rompimento de um elo de ligação da rede de alta tensão. Com relação ao atendimento telefônico, a empresa afirma que o tempo máximo de 70% das chamadas não passa de 30 segundos. A nota não comenta a necessidade de ter sempre uma conta à mão na hora de ligar. Mesmo quando se está no escuro.

Advogado de Curitiba conta que, na última terça-feira, no começo da noite, foi preciso organizar um protesto pacífico para que a gerência de um hipermercado da Avenida das Torres abrisse mais caixas. Mesmo com filas enormes e demoras superiores a uma hora, mais da metade dos caixas estavam fechados, segundo o advogado. Depois que alguns clientes começaram a protestar, muitos dos quais abandonando as compras, em menos de 30 minutos todos os caixas passaram a funcionar.

Só com muita paciência para encarar a confusão na rua Bispo Dom José, no final da avenida Batel, no horário de saída das escolas. São pelo menos três estabelecimentos, que exigem dos pais tempo e habilidade ao volante para não perder as estribeiras. O fluxo lento é um desafio para quem passa pelo local com pressa. O jeito é relaxar, ouvir uma boa música e usar dose extra de cordialidade até conseguir entrar na escola. Pobres dos desavisados que tentam passar pelo local...

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digitalizada, lançada inicialmente no Paraná, comemora dez anos com 2,2 milhões de documentos emitidos no estado.

* No bairro Boa Vista, em Curitiba, a prefeitura construiu uma faixa de pedestre elevada – dessas que vêm com uma lombada – em frente ao Colégio Ermelino de Leão. Mas os alunos nem sempre podem usá-la tranqüilamente. É que os vendedores de abacaxi estacionam seus carrinhos de mão exatamente sobre a faixa.

* Guardadores de carros que atuam no centro são useiros de uma prática que irrita os motoristas: guardam vagas para conhecidos empurrando os carros para lá e para cá, fazendo com que dois carros ocupem o lugar de três.

* "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maior parte das pessoas apenas existe."(Oscar Wilde)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]