• Carregando...

Descaso no atendimento público de saúde é revoltante, mas quando a conduta do profissional é exemplar também merece registro – até para dar o exemplo. Durante o carnaval, um folião curitibano procurou o hospital de Matinhos por conta de uma torção no pé. Mas acabou internado em observação porque a enfermeira que o atendeu percebeu que a pressão arterial do moço estava muito alta...

... Apesar dos protestos do (im)paciente, ele só foi liberado no dia seguinte, mediante promessas de procurar atendimento imediato em Curitiba. Graças à atenção da enfermeira do litoral, ele descobriu a tempo seu quadro de hipertensão. Agora, briga com o cardiologista para manter a linha e a alimentação saudável.

A Vogue portuguesa, na sua seção de sapatos, apresentou como uma boa novidade para as mulheres lusitanas: o retorno dos saltos grossos, "mais adequados às calçadas portuguesas", diz a revista. Detalhe importante: as calçadas de lá são em mosaico português, o nosso conhecido petit-pavé.

Os gaúchos não vão engolir o ensino fundamental de nove anos, determinado pelo governo federal para ser implantado até 2010, sem antes identificar o potencial de aprendizado de suas crianças com 6 anos de idade. Um projeto da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul vai investigar que nível de conhecimento deve ser exigido dos alunos para ingressarem no 1.º ano do ensino fundamental. Mais de 12 mil alunos de 600 turmas vão participar do estudo, que pretende aplicar três metodologias diferentes de alfabetização e comparar os resultados.

No retorno das aulas na Universidade Estadual de Ponta Grossa, uma triste surpresa para os acadêmicos que têm aulas no câmpus central. O Restaurante Universitário está fechado para reforma. A burocracia atrasou as obras e a previsão mais otimista é de que esteja tudo pronto em abril. Para os estudantes, restou a opção de procurar refeições em lanchonetes e restaurantes do entorno, por preços bem mais salgados do que o R$ 1,90 cobrado no RU.

Há dentes mais ameaçadores no Parque Barigüi do que os dos jacarés que moram no lago. Depois do ataque ao cão no carnaval, todos se preocupam com as reações do réptil. Mas pitbulls e rotweillers circulam livremente no parque, sem suas focinheiras, oferecendo tanto ou mais perigo aos freqüentadores do que o bicho que mora há mais de 20 anos no lugar.

Sem o microfone sem fio, os responsáveis pelo "marketing direto" nas calçadas diante das lojas populares ficam restritos ao limites do seu comércio. Mas com o equipamento, eles ganham a rua. De repente, o pedestre é surpreendido com os bordões anunciando promoções e liquidações de última hora numa esquina ou no meio da praça. Além do susto, precisa ficar atento para identificar que loja oferece o desconto.

Piadinha circulante na internet. A foto do Congresso Nacional, em Brasília, com um cartaz na frente: "Bin Laden, aqui tem mais duas torres". **** Dizem que é depois da festa na Sapucaí, mas uma associação de São Paulo pelo jeito esqueceu de trocar a retenção telefônica. Quem ligou para lá durante a semana, fora do horário comercial, ouviu: "Estamos em período de carnaval"...

* Amanhã tem churrasco no Pequeno Cotolengo. O dia começa com missa às 10 horas. O almoço será servido das 11 às 15 horas, com show da banda Garotos do Brasil e apresentação da escola de samba vencedora do carnaval curitibano. Informações pelo fone 3314-1900.

* A oficina de reciclagem realizada pelo Shopping Cidade durante as férias escolares rendeu donativos para o Asilo São Vicente de Paulo. A entrega dos alimentos não-perecíveis e do material de higiene foi feita na semana passada.

* "A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas." (Quintus Horatius Flaccus).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]