• Carregando...

Morador da Fazendinha que passa todos os dias em frente à invasão de sem-teto no bairro Santa Quitéria notou um movimento maior nos últimos dias. Ontem, por exemplo, os invasores roçavam e carpiam o terreno. "Parece um formigueiro que foi mexido", mal-comparou o morador, que também já percebeu uma desvalorização de imóveis próximos.

O curitibano não se sente bem no calor, isso é sabido. Na sexta-feira bem cedo, antes das 9 horas, as pessoas que esperavam ônibus em paradas da cidade já procuravam as poucas sombras disponíveis. "O sol está de arder", disse uma senhora já idosa, protegendo-se do calor na sombra de um poste da Copel. No ônibus, todos procuravam os bancos do lado oposto ao do sol. Quem não conseguiu, foi de pé.

Quem não conhece um deficiente físico que, sem as duas pernas, arrasta-se pelo petit-pavé pedindo esmolas no calçadão da XV? Pois na quinta-feira à noite ele recebeu não apenas moedas, mas uma demonstração inesperada de solidariedade. Um cidadão que passava alcançou-lhe o dinheiro e, pedindo licença, amassou uma a uma. com o pé, as latinhas que o pedinte guardava em uma sacola plástica. "Agora cabe mais um pouco", disse o homem de bom coração, ao afastar-se.

Com a pressa das montadoras em lançar seus modelos 2008 já no mês de fevereiro, caso do Ford Fiesta e do novo Palio, da Fiat, caminhamos para viver uma situação inusitada: antes de fechar a metade de 2007 já poderemos encontrar modelos 2008 sendo comercializados como veículos seminovos. É como se o carro ficasse velho antes de ser lançado...

A 1.ª quinzena de março é rica em efemérides. Lei Provincial de 3 de março de 1857 criou o primeiro Jardim Botânico de Curitiba; no dia 12 desse mês, em 1905, foi inaugurado o Colyseu Coritibano, primeiro parque de diversões da cidade, localizado na Rua Aquidaban (atual Emiliano Perneta); em 1846, no dia 13, foi criado o Liceu de Curitiba, atual Colégio Estadual do Paraná, e no dia 14, em 1959, foi criada a Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Leitora sugere que as prefeituras da região metropolitana de Curitiba distribuam mudas de flores e árvores frutíferas para que a população dos bairros plantem em seus terrenos. Seria uma contribuição para combater o efeito estufa e uma medida que ajudaria a embelezar as cidades. Segundo a leitora, muitas vezes as famílias não plantam flores ou frutíferas porque têm de comprar as mudas. Para ela, se a distribuição fosse gratuita, muita gente se engajaria.

Usuário do transporte coletivo de Curitiba embarcou outro dia num ônibus tão velho que, segundo ele, tinha até cordinha para dar o sinal ao motorista. O veículo pelo jeito substituía outro em reparo em uma das linhas que circula pela Avenida Anita Garibaldi. A positiva renovação de frota iniciada no fim do ano passado deveria aposentar esse tipo de ônibus.

A Acridas, abrigo que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco, promove o "Chá com Amigas", em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Será no dia 8 de março, às 14 horas, com palestra de Mariana Patitucci Bacellar sobre o tema "Como perceber e atender crianças vitimadas". Informações: (41) 3256-5610.

* Em diferentes países, ocorrem em março alguns do mais importantes eventos de turismo do mundo: a ITB, em Berlim, Alemanha; o Salão Mundial de Turismo, em Paris, França. o Seatrade, em Miami, EUA; o Tianguis, em Acapulco, México; o TUR, em Gotemburgo, Suécia; e o 27.º Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo.

* "Seja mais inteligente que as outras pessoas, se você conseguir; mas nunca lhes diga isso." (Lord Chesterfield)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]