• Carregando...

Aconteceu ontem, na esquina da Rua Colorado (continuação da Avenida das Torres) com a Brasílio Itiberê. Por volta das 16 horas, uma leitora viu a polícia apreendendo um adolescente acusado de assaltar carros no local. Uma hora e meia mais tarde, a mesma leitora passou outra vez pelo mesmo local – a tempo de ver um menino roubando um casal, dentro de um carro parado no mesmo semáforo. Não há vigilância que seja capaz de acabar com esse problema?

Em todos os casos, a abordagem é semelhante. O rapazinho atravessa a rua com as mãos próximas do peito, quase sempre com uma mochila nas costas. Encontra um motorista com o vidro aberto e, com quase o corpo inteiro para dentro do veículo, ameaça o motorista. e pega o que conseguir. A vítima do roubo do fim de tarde de ontem conseguiu arrancar com o carro e escapar, mas teve o rosto ferido pelo ladrão. Em média, a cada dois meses é feita a recuperação do anti-pó da Rua Nicolau José Gravina, no Cascatinha, via de ligação entre Santa Felicidade e a região do Parque Barigüi. O zelo é bem-vindo, mas, a longo prazo, o asfaltamento da rua não sairia mais barato?

Já faz um mês e meio que o ano letivo começou, mas os agentes da Diretran que ajudavam a organizar o tráfego perto do Colégio Santa Maria, nas esquina das Ruas Mateus Leme e Joaquim de Matos Barreto, ainda não se apresentaram para a tarefa. Resultado: confusão e alto risco para os pedestres que são, na maioria, crianças e adolescentes.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, uma iniciativa do governo federal em parceria com as prefeituras para dar qualificação profissional a populações carentes, forma amanhã sua primeira turma em Curitiba. São 367 rapazes e garotas, que durante 12 meses cursaram disciplinas do ensino fundamental e tiveram aulas de informática. No período, receberam um auxílio mensal de R$ 100.

Na Inglaterra, um canal de televisão denunciou ontem que uma companhia de armamentos pagou a duas atrizes para "cortejar" um príncipe saudita, que estava em Londres para fechar um contrato de 40 milhões de libras (algo com R$ 120 milhões) em armas para o seu governo. E a gente achando que isso só acontecia em filmes de James Bond...

Está fazendo sucesso o concurso de melhor pão com bife da Suburbana, que a Gazeta do Povo Esportiva tem feito. A cada domingo a equipe do jornal prova e dá notas ao lanche nos estádios da cidade. Às vezes, o sanduíche é mais comentado do que a própria partida.

Hoje é feriado na Argentina, Dia dos Veteranos na Guerra das Malvinas. Há exatos 25 anos a Argentina invadia as Malvinas (ou Falklands, o nome britânico). Depois de sete semanas de guerra, o Reino Unido retomou o território. As feridas, no entanto, estão longe de estar curadas. Elas estão presentes inclusive no centro de Buenos Aires, sob a forma de monumentos e ruas. Um monumento aos soldados mortos na guerra foi erguido na Praça San Martín, em frente de uma torre que havia sido doada pelo governo inglês à cidade, no começo do século 20. O lugar era chamado de Torre Inglesa, mas foi rebatizado para Torre Monumental depois da guerra (leia mais sobre a guerra na página 27).

Em 2 de abril de 1513, o conquistador espanhol Juan Ponce de León foi o primeiro europeu a assentar os pés sobre a terra da Flórida, hoje parte dos Estados Unidos. Desde então o idioma de Ponce de León nunca deixou e ser falado na região. Segundo o censo de 2000, 16% da população local fala espanhol.

* Hoje é segunda-feira, 2 de abril. Alguém foi vítima de alguma das mentiras de 1.º de abril, ontem? Mande sua história para leitor@gazetadopovo.com.br.

* "Nada pior pode acontecer com uma pessoa do que ser completamente compreendida." (Carl Gustav Jung, psicanalista suíço, 1875 – 1961.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]