• Carregando...

Enquete feita ontem pela edição eletrônica do jornal Clarín, de Buenos Aires, perguntava por que muitos estrangeiros têm a visão de que os argentinos são pouco humildes (a fama é razão, inclusive, de várias piadas). De pouco mais de 25 mil internautas que haviam respondido até por volta de 17 horas, 18,2 mil (72,5% do total) atestavam que é porque "nós, argentinos, realmente não somos humildes". Entre outras respostas, cerca de 10% consideram que "essas pessoas se baseiam em prejulgamentos" e 3,9% atribuem o conceito a "complexos".

Quem mora na região dos bairros Ahú, Cabral e Boa Vista certamente já viu uma moto acoplada a um carrinho de catador de papel. É o veículo do "Reciclador Carlos", como ele faz questão de anunciar, fornecendo inclusive um celular para quem quiser contato. Provavelmente evangélico, o reciclador aproveita o espaço das laterais para pregar a palavra de Cristo, com mensagens diretas à população.

Amanhã, às 19 horas, na capela do Centro Social da Escola Epheta (Rua Bento Viana, 765), será realizada a missa de sétimo dia da irmã Nydia Moreira Garcez, da Congregação das Filhas do Coração de Maria. Nydia morreu na madrugada do dia 12 de abril, aos 94 anos de idade, em decorrência de insuficiência respiratória e outras complicações típicas da idade avançada. Era filha de um dos mais importantes arquitetos da História do Paraná, João Moreira Garcez, cuja obra mais conhecida é o prédio que leva seu nome na Praça Osório, centro de Curitiba...

...Aos 5 anos, Nydia perdeu a audição, experiência que seria definitiva em sua trajetória. Na juventude tornou-se freira e fundou a Escola Epheta, instituto pioneiro no atendimento a deficientes auditivos no Paraná. A escola funciona há 57 anos e atende hoje 180 alunos. Até os 90 anos, Nydia ainda atuava no Epheta e fazia traduções do francês e do espanhol para sua congregação. Rendida por dois derrames, recolheu-se nos últimos tempos, mas sem perder a lucidez, segundo uma das irmãs de sua comunidade.

A Concessionária Ecovia Caminho do Mar, concessionária da BR 277 entre Curitiba e o litoral, inicia hoje em Antonina o Projeto Ecoviver Edição 2007. O objetivo é despertar a conscientização das comunidades sobre a importância de se reduzir, reciclar e reutilizar o lixo produzido diariamente. O caminhão itinerante que leva cultura, lazer e espetáculos teatrais para a comunidade com o tema "O Lixo pode Virar Arte", já está na Praça Beira-Mar, no centro de Antonina. Informações: www.ecoviver.com.br.

Curitiba recebe, do dia 16 a 19 de abril, no Centro de Convenções do Hotel Pestana, o "8.º Congresso Mundial das Fundações do Rim", promovido pela Fundação Pró-Renal Brasil. Participam 50 instituições de 34 países que prestam atenção ao paciente renal. O tema central é "O papel das Fundações do Rim em conscientizar que a doença renal é comum, prejudicial e tratável". Informações: (41) 3312-5400.

O bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, conhecido pela grande concentração de restaurantes italianos, churrascarias e frutos do mar, ganha agora uma casa com cardápio franco-suíço.

* E o Batel ganha amanhã um bar temático russo, especializado em drinques com vodca e culinária russa.

* A Gráfica Comunicare festeja em abril 30 anos de atuação no mercado paranaense. Tradicional empresa do segmento de impressão off-set e iniciando na impressão digital, atende mais de 2 mil clientes e possui a capacidade de produção de uma tonelada de papel por dia.

* A Editora Luz e Vida (leia-se Smilingüido) realiza amanhã um café da manhã em comemoração aos 53 anos de funcionamento.

* "Em planejamento, nunca uma proposição inútil; em estratégia, nenhum passo dado em vão." (Sun Tzu)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]