• Carregando...

Em apenas seis anos, a taxa de falência cardíaca e de morte em vítimas hospitalizadas por ataque do coração caiu 50%, provavelmente por conta de uma melhora no tratamento, conforme estudo da Universidade de Edimburgo, Escócia. A tendência segue em paralelo ao aumento no uso de drogas para redução do colesterol, de potentes anticoagulantes e da angioplastia, dizem os pesquisadores. O estudo envolveu 45 mil pacientes em 14 países, que tiveram ataques cardíacos graves ou perigosos bloqueios parciais de artéria.

Funcionários de uma lanchonete da região central de Curitiba tiveram de trabalhar no feriado de 1.º de Maio, mas em compensação receberam o salário de abril. Perguntada se a pontualidade se devia ao Dia do Trabalho, uma cozinheira disse que não: "Sempre que tem ‘cascalho’, a gente recebe nos primeiros dias do mês". O dono do restaurante comentou que, se o dinheiro está à disposição, não há por que esperar pelo 5.º dia útil para fazer o pagamento.

Pequenos mercados do centro e da periferia faturaram bem ontem. Com as lojas das grandes redes fechadas e a maioria dos açougues também, era nesses mercadinhos que os churrasqueiros de última hora encontravam a carne e os acompanhamentos para o almoço festivo. Quem se preparou, aumentando os estoques, comemora vendas recordes. Os pequenos não têm muitos problemas de abrir nos feriados porque a mão-de-obra básica não raramente é familiar.

A Argentina já propôs, e Brasil e Paraguai aceitaram: trabalhar em conjunto para enfrentar a epidemia de dengue na região fronteiriça. A ação conjunta, sempre mais eficiente, deve receber a ajuda da chegada do inverno, quando o mosquito Aedes aegypti reduz sua atividade. O Brasil deveria estender a proposta à Bolívia, já que com esse país a maior parte da fronteira fica em região tropical. Apesar de que, hoje em dia, em tempos de Evo Morales, uma sugestão desse tipo poderia ser interpretada como tentativa de intromissão nos assuntos internos do país andino.

Daquela sessão de lugares proibidos para se andar à noite, principalmente a pé, leitor acrescenta as ruas Getúlio Vargas e Piquiri, em Curitiba, na região onde se concentram os travestis. Segundo ele, além do risco de ser assaltado ou agredido, há a agressão moral, porque alguns dos freqüentadores não têm qualquer preocupação com quem pode estar passando e muito menos com quem mora na região.

No último dia 30, o Grupo CBES foi autorizado pelo Ministério da Educação a oferecer o curso superior de Tecnologia em Radiologia. Serão oferecidas 200 vagas anuais e haverá turmas nos períodos da manhã e da noite. Existente desde 1999 e presente em quatro capitais brasileiras, o Grupo CBES oferece atualmente cursos técnicos, superiores, de atualização e de pós-graduação na área da saúde, somando mais de 35 opções. Informações: 0800-7220046 ou no site www.cbes.edu.br.

De passeio em Curitiba 10 anos depois de ter morado e estudado por algum tempo na capital paranaense, um bancário gaúcho ficou impressionado com o crescimento imobiliário na região do Ecoville. Conta que em sua época o que havia por lá era o Hipermercado Carrefour e só. Tentou contar os novos prédios, mas desistiu. A grandiosidade do novo shopping da região foi a gota d’água.

O assunto já foi abordado por Entrelinhas, mas como o problema se repetiu... Ontem, as luzes de várias ruas do Centro e do Centro Cívico estavam acesas em plena tarde. Os moradores insistem em saber a razão do desperdício.

* Essa é para os fãs do Nirvana. Amanhã, dia 3 de maio, banda cover se apresenta no Porão Rock Club como parte do projeto "Quinta Maldita". É o dia reservado para a apresentação de bandas locais, que tocam nada menos do que o punk. Informações: (41) 3324-8678.

* "A bondade é uma linguagem que o surdo consegue ouvir e o cego consegue ler." (Mark Twain)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]