• Carregando...

Projeto inovador desenvolvido há cerca de dois anos no Paraná com usuários de drogas que cometem infrações penais será transformado em projeto piloto da Secretaria Nacional Antidrogas, a partir do segundo semestre deste ano. Os resultados do trabalho – que conseguiu reduzir de cerca de 70% para 1% os índices de reincidência no uso de entorpecentes – foram apresentados em recente fórum nacional dos juizados especiais, realizado em Vitória (ES), pelo juiz auxiliar da 2.ª Vice-Presidência do TJ, Roberto Portugal Bacellar...

... O projeto, criado em 2005, prescreve medidas de prevenção, atenção e reinserção social dos usuários e dependentes, dentro do desenvolvimento de uma abordagem técnica pelos operadores do Direito. O conceito, considerado inovador, envolve profissionais técnicos das áreas de Psiquiatria, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Psicologia, e o preparo de juízes e promotores de Justiça para atuar dentro de um padrão de referência técnico. Idéias de mediação, abordagem leve, reconstrução de relacionamentos, restauração de redes familiares e formação de redes sociais fazem parte do ferramental do projeto.

O motorista de um ônibus que passava ontem pelo Batel comia tranqüilamente algumas mexericas enquanto dirigia. Até aí tudo bem, não fosse um gesto altamente condenável: conforme ia descascando as frutas, jogava as cascas pela janela. Bem diferente do motorista de uma Kombi, na região central da cidade, que colocou a lata de refrigerante que acabara de tomar dentro de um saco plástico e guardou no porta-luvas.

O Centro Paranagüense de Curitiba já prepara o 2.º Dia de Paranaguá em Curitiba, com apresentações de artistas, folclore, artesãos e comida típica, numa grande festa popular na Boca Maldita. A cidade onde o Paraná nasceu revelou grandes talentos na política, imprensa, musica e literatura. Um de seus mais ilustres filhos, Bento Munhoz da Rocha Neto criou a Copel, o Teatro Guaíra, o Centro Cívico de Curitiba, a Biblioteca Pública, entre outras obras.

Era muito grande o movimento de pedestres ontem à tarde nas ruas centrais de Curitiba. O feriado – que valia para alguns, porque outros trabalharam normalmente – e o tempo bom trouxeram para o centro famílias inteiras, que aproveitaram a folga para uma visita ao comércio. No calçadão da Rua Monsenhor Celso, com seu espaço prejudicado pelos tapumes de uma obra de reforma e pela instalação de barracas de ambulantes, era quase impossível caminhar.

Usuário de operadora de telefonia e internet reclama de total falta de atenção da empresa. Ele conta que há 90 dias registrou um problema no sistema, já que não conseguia enviar fax, e pediu uma solução. Daí para a frente, o usuário diz que o suporte técnico – para ele uma entidade fantasma, já que não tem endereço nem responsável – promete uma solução que nunca vem. E como não há ouvidoria ou SAC, mas apenas o tal suporte, o homem está perdendo as esperanças. Em todo caso, deixa o protocolo original da primeira queixa: 24739573.

Pré-Congresso de Neurobiologia da Aprendizagem e Memória movimenta amanhã e depois, no Mabu Hotel, a comunidade científica de Curitiba. Neurocientistas latino-americanos apresentarão suas mais recentes descobertas e prestarão homenagem aos 70 anos do pesquisador Ivan Izquierdo. Informações: (41) 3361-1693.

* Cobertores e roupas de inverno estão sendo arrecadados pela Luto Curitiba até o dia 20 de junho. As doações beneficiarão 80 pessoas do Hospital São Roque, especializado em hanseníase, e 85 famílias de portadores da doença. Informações pelo (41) 3224-8021.

* As calçadas da região do Terminal do Guadalupe estão precisando urgente de manutenção. É comum pedras soltas e até buracos nos locais de passagem dos pedestres. Mulher sofreu uma grave luxação no tornozelo quando passava por uma das ruas, em direção ao trabalho.

* "Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer." (Eleanor Roosevelt)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]