• Carregando...

Tem mãe que ainda não conseguiu usar o presente ganho do filho. Ao tentar trocar o tênis por um número maior, ela foi informada de que não havia o tamanho desejado. Mas a gerente da loja deu uma "dica" para a mãe. Ela podia tentar nas unidades da rede em outros shoppings. Mas pra isso, ela deveria deixar a caixa no carro, escolher o modelo, e só depois informar que se tratava de uma troca. Será que com ela o "golpe" valeria? Vale lembrar que as lojas não são obrigadas a efetuar trocas, salvo em caso de defeitos do produto. Mas seria mais honesto informar o cliente na hora da compra.

Saiu no Diário Oficial do Estado, em 24 de maio passado, a Portaria 049/2007 da Secretaria da Agricultura. Pela norma, todas as repartições da secretaria precisam colocar cartazes com os dizeres "É proibido fumar" a cada 50 metros quadrados de escritório – um local com 100 metros quadrados, por exemplo, precisa ter dois cartazes. A regra estabelece penas disciplinares para os funcionários flagrados fumando em áreas de uso público. E não é só isso: a fiscalização é dever das chefias, e os chefes que forem relapsos e permitirem o fumo serão considerados co-responsáveis. Assim a proibição funciona!

A história dos tempos amargos da ditadura poderá ser relembrada a partir de hoje no espaço cultural da Caixa Econômica Federal, com a exposição fotográfica "Direito à Memória e à Verdade – A ditadura no Brasil: 1964 a 1985". A abertura, às 19 horas, terá a presença do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A mostra ficará aberta ao público até o dia 24 de junho.

Quem gosta de pinhão tem estranhado o preço. Nas ruas, os vendedores estão cobrando até R$ 4 pela lata ou pelo pacote. A justificativa deles é que já está faltando pinhão. Se é que é verdade, pode ser conseqüência da coleta precoce – neste ano começou a aparecer pinhão à venda em março, quase sempre verde (casca clara e completamente sem gosto quando cozido).

Quem está na casa dos 40 anos foi criado num tempo em que inflação era como o bicho-papão que povoa os pesadelos das crianças: invencível e difícil de entender. Lá pelos anos 80, um dos grandes vilões dos preços era a passagem de ônibus – quando subia, a reclamação era muita e os índices de inflação logo reagiam subiam também. Pois quem tiver a curiosidade de escarafunchar os dados do IPCA de maio, que o IBGE divulgou na quarta-feira passada, pode ter uma surpresa. O número inclui o reajuste da passagem em Curitiba, em vigor desde 26 de abril. A elevação fez com que a cidade puxasse para cima a categoria de ônibus urbanos no índice nacional. Mesmo assim, a inflação medida em Curitiba foi a segunda mais baixa das 11 regiões metropolitanas pesquisadas. O índice aqui ficou em 0,11%, contra 0,28% no país.

Presente de grego. Segundo os cálculos do historiador grego Erastóstenes, a cidade de Tróia foi saqueada e incendiada em 11 de junho de 1182 a.C. Os gregos antigos consideravam a guerra de Tróia o primeiro evento histórico conhecido, e dedicaram-se vivamente a estabelecer sua data exata. Os palpites variavam de 1334 a.C. a 1135 a.C.

De hoje a sexta-feira a Força Aérea faz um exercício na fronteira Brasil–Argentina, com o objetivo de treinar pilotos e controladores da defesa aérea dos dois países para combate ao tráfego ilícito de aeronaves. As missões serão comandadas a partir da base aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, mas sua abrangência chegará até o Paraná.

* A Rede de Participação Política do Empresariado promove amanhã e quarta-feira, em Curitiba, a 11.ª edição de seu curso "Política, Redes Sociais e Democracia". Aproximadamente, 400 pessoas em todo o Paraná já participaram dos encontros em diversas cidades do estado. Mais informações através do e-mail rede.empresarial@fiepr.org.br.

* "O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: o da inexperiência." (Nelson Rodrigues, dramaturgo carioca, 1912–1980.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]