• Carregando...

Não são somente as polêmicas pedrinhas de petit pavé que ameaçam os tornozelos curitibanos. Quem caminha pelas calçadas da capital também precisa prestar atenção às coberturas de bueiro. O risco de torcer o pé, ou tomar um banho de água muito, muito suja, é sempre grande. Dia desses, uma transeunte escapou da torção, mas acabou sujando a roupa na esquina da Ruas José Loureiro com a Dr. Muricy por causa de uma tampa solta.

Adeptos das caminhadas e corridas matinais no Jardim Botânico encontraram ontem cedo o local com um visual diferente, totalmente branco, em razão da forte geada da madrugada. Alguns chegaram a voltar para suas casas atrás da máquina fotográfica para registrar o bonito espetáculo da natureza, confundindo-se com os poucos turistas que ousaram enfrentar a temperatura próxima de zero grau para curtir o visual típico do inverno curitibano.

Golpistas bem que tentam, mas ainda não tiveram sucesso. Vários funcionários da prefeitura de Umuarama já foram abordados por um escritório de advocacia paulistano, que se oferece para intermediar um resgate de apólices de seguro no valor de R$ 22 mil. Para isso, o interessado deve fazer um depósito de R$ 1.945,00. "É golpe", alerta a presidente do Sindicado dos Servidores Municipais, Lourdes Fátima Iwasaki. A entidade fez pesquisa sobre o suposto advogado, que não consta na lista da OAB, e chegou a ligar para o telefone indicado na correspondência recebida pelas quase-vítimas. "O sujeito desliga quando percebe que estão fazendo perguntas demais", conta. A Procuradoria Jurídica do município está investigando o caso.

Há discussão que já nasce fadada ao fracasso. Como a peleja do funcionário de um salão de beleza da André de Barros, nas proximidades do terminal do Guadalupe, com um bêbado sentado à porta do estabelecimento. Preocupado com a perturbação de sua clientela, o cidadão insistia para que o sujeito esparramado no chão fosse embora, com improdutivos "vai, vai". O homem o ignorava solenemente, falando sozinho, sem se mexer.

Não às empresas de cães de aluguel. Essa é a proposta do Movimento em Defesa dos Direitos dos Animais de Curitiba. Hoje, às 9 horas, no Bondinho da Rua XV, a entidade lidera a segunda manifestação para mobilizar a sociedade e proibir a atividade de aluguel de cães de guarda.

Outra manifestação que promete agitar as ruas centrais de Curitiba neste sábado é a organizada pelo movimento Interlux, que reúne gente disposta a brigar contra a tirania do automóvel. A partir das 9h30, haverá concentração de ciclistas e seus veículos limpos na Reitoria da UFPR. Com placas, apitos e muito barulho, eles vão protestar contra a falta de estímulos criativos ao transporte de Curitiba.

Outros preferem soltar o verbo contra o trânsito. Quem passa no cruzamento da Marechal Deodoro com a General Carneiro, no centro de Curitiba, vê várias mensagens de protesto contra a "cultura do carro". Há marcas dos manifestantes em muros e até no próprio asfalto destinado aos veículos. Não deixa de ser saudável, neste tempo em que Curitiba chega a seu primeiro milhão de veículos motorizados circulando.

A Paróquia São Francisco de Assis, no Xaxim, está conseguindo atrair católicos distantes da Igreja, apostando na liturgia carismática. As missas da Libertação, celebradas às quintas-feiras, às 19 horas, têm tido cada vez mais fiéis da própria comunidade e das vizinhanças. Músicas religiosas conhecidas são um dos recursos utilizados para manter o público cativo.

Diferentemente do que foi publicado na Gazetinha deste sábado, o show do CPM 22 no Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 143), amanhã, tem início às 19 horas – com abertura da casa às 17 horas. Informações: (41) 3248-1001.

*** Em pleno Pan-Americano, a competição em Curitiba é em nível tecnológico. Amanhã termina na capital a 7.ª preliminar do Samsung World Ciber Games Brasil 2007. Os cyberatletas curitibanos disputam vagas para a final nacional da competição em quatro categorias.

*** Moda, música, arte e brincadeira. O caldeirão de atrações faz parte da programação do Batel Mix, marcado para hoje, no Shopping Novo Batel.

*** "O pensador nunca envelhece, porque sua alma está permanentemente produzindo novas obras." (João Darcy Ruggeri)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]