• Carregando...

O biólogo e professor da Universidade Federal de Viçosa (MG), Dejair Message, suspeita que a morte e desaparecimento de abelhas em várias partes do Brasil é provocada por agrotóxicos. Para ele, produtos usados em lavouras causam a morte dos insetos sem que haja tempo de retornarem às colméias. Outra hipótese é que que esses produtos deixem as abelhas desorientadas, impedindo que elas consigam voltar. O biólogo explica que alguns inseticidas podem afetar a capacidade de orientação das abelhas.

Leitor aguardava a partida do vôo da esposa, domingo à tarde, no Aeroporto Afonso Pena, e foi ao 2.º andar para ver a decolagem. Presenciou então uma cena ao mesmo tempo interessante e perigosa: na floreira de uma janela lateral naquele andar, três urubus descansavam tranqüilamente, enquanto outros sobrevoavam a pista. O leitor acredita que as aves estivessem aproveitando a sugestão da ministra do Turismo. Mas é bom lembrar que um urubu pode derrubar um jato, se entrar pela turbina durante procedimento de pouso ou decolagem.

Estudante de Engenharia Mecânica Aeronáutica do ITA, em São Paulo, o jovem Fellipe Leonardo Carvalho comenta nota publica na seção "Deu na Gazeta", nesta Página 2. Ele diz ser bisneto de Emiliano Abrão Seleme, que teve um veículo Ford apreendido "no arrabalde da Água Verde" por circular sem placa. Fellipe explica que a nota está incompleta. Sei bisavô tinha uma revenda Ford em Ouro Verde, atual Canoinhas (SC), e buscava em Curitiba os carros que chegavam do Porto de Santos. Então era óbvio que os carros não tinham placas.

Era uma prova oficial da Federação Paranaense de Skate e, apesar do frio, um grande público lotou as arquibancadas da quadra instalada na esquina das ruas Dos Funcionários com Amazonas Marcondes, no Cabral. Mais uma vez, no entanto, os moradores das vizinhanças reclamaram muito do barulho da programação. O sábado e o domingo foram de puro hip-hop na veia, "aquela música ritmada, sempre igual, com letras engajadas", como definiu uma moradora que não conseguia assistir a seu programa de tevê, já que o som muito alto invadia a sala sem pedir licença.

O público que lotou no sábado o Teatro Guaíra para assistir ao espetáculo do Balé Imperial da Rússia passou alguns momentos de apreensão no início da apresentação. Tudo em razão de um princípio de falha no sistema de som que obrigou os bailarinos a dançar por alguns momentos sem a música. A cortina começou a fechar quando o problema foi solucionado...

... Outro problema que gerou reclamação dos presentes ao belo espetáculo de balé foi com relação à temperatura no interior do Guaíra. Apesar da noite fria de sábado, o ar condicionado ligado esfriou ainda mais o ambiente, gerando algum desconforto entre os espectadores.

A regional Paraná da União dos Escoteiros do Brasil espera pelo menos 500 pessoas na solenidade do centenário do Movimento Escoteiro, marcado para amanhã, às 5h30 da manhã, no Jardim Botânico. A festa de 1.º de agosto será realizada em todo o mundo.

*** O projeto Ciclo de Música ouve o jornalista Marden Machado, que falará sobre o tema "Cinema e Música – As Grandes Parcerias do Cinema". É hoje, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, com entrada franca.

*** Uma exposição de selos na Agência Filatélica dos Correios em Curitiba, na Rua Marechal Deodoro, 298, comemora amanhã, dia 1.º de agosto, o Dia do Selo Postal Brasileiro.

*** George Roberto Washington Abrão, um jaguariaivense atualmente morando em Maringá, lembra que no dia 6 de agosto ocorre a tradicional Festa do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva.

*** "Quando alguém lhe contar o que andam dizendo de você, conte a essa pessoa o que falam dela. Isso resolve a questão." (Brigid Antonia Brophy)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]