• Carregando...

A primeira reação da maioria dos motoristas deve ter sido de protesto: mais uma blitz da Polícia Militar... Desta vez, porém, não era bem isso. Cinco policiais do 12.º Batalhão da PM aproveitavam o sinaleiro da esquina da Rua Rocha Pombo com a Campos Sales (rápida Cabral–Centro), no bairro Juvevê, para entregar cartilhas do Projeto Povo, com dicas de segurança para a população. Atitude simpática da força policial, que assim consegue se aproximar um pouco mais do cidadão.

Com a conclusão das obras de remodelação da Praça do Batel, a prefeitura volta agora as atenções para a instalação do prometido módulo da Guarda Municipal e do quiosque de café. Para esta sexta-feira, está prevista a abertura da licitação aos interessados em explorar o café, e uma das condições expressas no edital é que o vencedor terá de se encarregar da construção do módulo.

Que a rua André de Barros está há tempos com problemas sérios de tráfego lento, todo mundo já sabe. Mas ontem à tarde o engarrafamento tornou-se insuportável, principalmente no trecho entre a Praça Rui Barbosa e o Terminal do Guadalupe. Pelo caminho, em meio à lentidão, muito tumulto nas esquinas e carros parados sobre as caixas amarelas e as faixas de pedestres. E sequer um agente de trânsito para dar a necessária orientação. "Devem estar ocupados demais notificando veículos estacionados sem o cartão do EstaR", reclamou um motorista furioso. O engenheiro Paulo Sidnei Ferraz conta que, depois de 55 dias, a prefeitura finalmente recolheu ontem alguns galhos de frutíferas que podou no dia 14 de junho, mesmo dia em que solicitou o recolhimento pelo fone 156. Paulo já estava desconfiado de que o serviço estava desativado, uma vez que na rua onde mora, no bairro Jardim das Américas, funciona todos os sábados uma feira de artesanato promovida pela prefeitura. E até estava disposto a pôr fogo nos galhos já apodrecidos, porque aí, certamente, apareceria algum fiscal.

O historiador de cinema Gerd Albrecht revelou ao site Deutsche-Welle que os filmes produzidos na Alemanha nazista eram, em sua maioria, voltados à diversão. O objetivo era permitir uma fuga da realidade, e apenas 20% da produção era propaganda, embora Goebbels, o ministro da propaganda, quisesse 50%. Logo depois da guerra, os aliados guardaram a sete chaves, no "armário dos venenos", cerca de 250 filmes considerados politicamente perigosos. Até para pesquisar o material foi difícil, porque os arquivos estavam espalhados por várias cidades alemãs.

As inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de todo o país interessados em que seus alunos participem da 8.ª edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) devem ser feitas até amanhã, 9 de agosto. Depois de credenciados, os professores poderão inscrever, até o dia 22 de agosto, quantos alunos quiserem de suas escolas para a primeira fase da OBF, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). As provas da primeira fase ocorrerão no dia 25 de agosto. Informações: (11) 3814-5152.

*** A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove, nos dias 10 e 11 de agosto, a 3.ª Jornada do Pensamento Contemporâneo, evento gratuito e aberto à comunidade. A Jornada irá analisar as conseqüências decorrentes do aquecimento global, as perspectivas e as soluções a serem adotadas para reduzir os efeitos no meio ambiente. Inscrições até hoje pelo site www.pucpr.br/extensao.

*** Titulares de cartórios de todo o Paraná discutem em Maringá, nos dias 31 de agosto e 1.º de setembro, durante o XXIX Encontro Estadual de Notários e Registradores, temas ligados ao registro imobiliário, separação e divórcio e sucesso em tempos de mudança. O evento é promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR). Informações: anoregmaringa@anoregpr.org.br.

*** "Evite ter uma consciência de borracha e um coração de concreto." (Paul Holdcraft)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]