• Carregando...

Aposentada que embarcou ontem à tarde num ônibus da linha Barreirinha não conteve sua surpresa quando um garoto de uns 15 anos levantou para que sentasse. E fez questão de comentar com a passageira que estava a seu lado, também idosa: "a senhora viu? E depois dizem que não existem mais meninos educados..." Infelizmente, porém, a maioria vira a cabeça e faz de conta que não vê os mais velhos de pé, no corredor.

Motoristas de Phnom Phen, a capital do Camboja, ficaram desolados com a proibição do uso de buzinas imitando sons de animais. Justo agora que estava por chegar a maior novidade: um "rugido de tigre" assustador. Importadas da vizinha China a cinco dólares, as buzinas soam como mugido de touros, relinchos de cavalos, latidos de cães e até rugido de leões, o que, segundo as autoridades, contribui para um aumento dos acidentes de trânsito.

Aos 81 anos, o Asilo São Vicente de Paulo inova para aproximar mais suas 155 moradoras das famílias e comunidades em geral. A partir de 2004, quando a Fundação Educacional Itaqui passou a administrar o asilo, foram implementados vários projetos que buscam a valorização, o respeito e a socialização da pessoa idosa. Trabalho que rendeu, no ano passado o Prêmio "Talentos da Maturidade", do Banco Real, na categoria "Programas Exemplares"...

... O São Vicente oferece hoje três sistemas de atendimento ao idoso. O "Casa Lar" aproxima as moradoras mais independentes do ambiente familiar. Já o programa "Centro Dia" é dirigido a idosa acima de 60 anos com limitações e que convive com a família, mas não tem quem a ampare durante o dia. E há ainda o "Longa Permanência", com três lares que atendem desde idosas com menor grau de dependência física até as que carecem de acompanhamento diferenciado.

Os carrinhos elétricos usados por distribuidoras de bebidas certamente solucionaram um problema de trânsito, porque tiraram das ruas caminhões e caminhonetes que faziam essa distribuição. Só que, como observa um leitor, o problema se transferiu para as calçadas. Os carros elétricos, somados aos de papeleiros e vendedores em geral, disputam espaço com os pedestres, aumentando os riscos de acidentes. Está na hora de regulamentar essa circulação.

Quem nunca experimentou um "pirão do mesmo"? Em Alexandra, município de Paranaguá, e em todo o litoral paranaense e catarinense, o prato é muito apreciado. Quando se prepara um peixe, principalmente um da família dos bagres, aproveita-se a cabeça e as partes mais espinhosas para fazer o caldo e o pirão. "Do mesmo" significa apenas que se está aproveitando a cabeça e os restos do mesmo peixe que se vai comer.

O famoso dançarino e professor de dança Carlinhos de Jesus estará em Curitiba hoje, acompanhado da partner Vanessa Nascimento. Ele participa do baile em homenagem ao 1.º aniversário da casa de dança de salão Tatiana Asinelli. Informações: (41) 3264-2356.

*** Um grupo de 30 funcionários da Cavo, a empresa responsável pela limpeza urbana de Curitiba, começa hoje uma série de palestras para os mais de 2 mil funcionários. A importância da reciclagem e a correta separação dos resíduos, além de dicas para uma vida sustentável, são alguns temas das palestras, que serão realizadas antes ou depois das jornadas de coletores e varredores.

*** O Curso de Medicina da PUCPR, terceira mais antiga escola médica do Sul do país, está completando 50 anos. Cerimônia hoje, às 20 h, no Tuca, comemora o jubileu.

*** A Facinter e a Fatec Internacional realizam nos dias 8 e 9 de novembro sua Feira de Profissões, no Memorial de Curitiba.

*** "Nunca dê conselhos. Os ignorantes não darão atenção a eles e os mais sábios não necessitam deles." (Benjamin Franklin)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]