• Carregando...

É a igreja inovando para se aproximar cada vez mais dos fiéis: vem aí a primeira paróquia do Brasil voltada especificamente a pessoas com deficiências. No dia 2 de dezembro será criada e instaurada a Paróquia Nossa Senhora da Ternura, que vai assessorar a arquidiocese na elaboração de um programa de inclusão de portadores de deficiência. O passo à frente é resultado da Campanha da Fraternidade do ano passado, que abordou justamente o problema da inclusão do deficiente...

... A nova paróquia será acolhida pela Igreja São Francisco de Paula, que já realiza um processo de inclusão – funciona em Curitiba, há um ano, a Pastoral da Pessoa com Deficiência. O padre Wilson Czaia, surdo de nascença, é quem coordena a implantação da nova estrutura, que não terá, como as demais paróquias, uma limitação geográfica. Informações: (41) 3223-7924.

As ruas de Curitiba estão mais para pista de cross do que para a circulação de veículos. São tantas as saliências e desníveis que os motoristas se vêem obrigados a verdadeiros malabarismos para desviar dos obstáculos. Uma questão que a prefeitura deveria dedicar atenção especial é com relação às tampas de bueiros e similares, que apresentam irregularidades significativas. E esse problema não se restringe apenas aos motoristas. Também os pedestres – como se não bastassem as calçadas – correm riscos de tropeções, torções e outros problemas mais sérios quando cruzam a via.

Na próxima semana o Hospital Psiquiátrico Bom Retiro comemora 10 anos da implantação da "área livre" do fumo, projeto então pioneiro e que hoje é regra nos estabelecimentos de saúde da capital. A experiência foi tão positiva que o hospital, hoje, oferece um programa gratuito àqueles que se dispõem a parar de fumar. Um grupo de aproximadamente 15 estudantes (?) matava aula no que restou de uma lanchonete na frente do Shopping Mueller. Uma garrafa de vodca já estava pela metade e a coca-cola se transformara num "litrão". E isso que ainda não passava das 10 horas da manhã de sexta-feira. Um dos jovens ainda dirigiu gracinhas a um homem que passou observando atentamente a cena.

É certo que o espanhol, ou castelhano, está em alta, decorrência da presença de capital no sistema bancário, de telefonia e de pedágio, dentre outros, sem contar os avanços no Mercosul, mas a Receita Federal em Paranaguá exagerou: o sistema telefônico informa, no idioma, que a instituição está fora do horário de expediente. Quem liga para o (41) 3420-4719, em Paranaguá, tem a sensação de estar ligando para a aduana paraguaia.

Aluísio Finzetto, saudoso precursor do rádio e da televisão paranaenses, será homenageado amanhã, às 15 horas, no auditório do Centro Paranaense Feminino de Cultura, na Rua Visconde do Rio Branco.

* Amanhã tem audiência pública na Procuradoria do Trabalho, em Curitiba, para analisar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho da área de saúde. Na semana passada o assunto foi colocado em discussão e as instituições representativas do setor hospitalar já obtiveram o aceno do Sesc e Senac para criação ou aprimoramento de cursos visando a qualificação de mão-de-obra.

* O Asilo São Vicente de Paulo, de Curitiba, passa a ter a partir desta semana uma linha de cartões postais com a temática da campanha publicitária assinada pela G/PAC Comunicação. Informações: (41) 3313-5353.

* Quem transita pela Itupava ou Atílio Bório, proximidades do Colégio Positivo, no Alto da XV, há muito reivindica a colocação de um quadrilátero (yellow-box) no cruzamento. Algumas quadras adiante, no cruzamento da mesma via com a movimentada XV, a sinalização existe e mostra o quanto é funcional.

* "Se liberdade significa alguma coisa, é o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir." (George Orwell)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]