• Carregando...

Pedestre sem vez

A esquina das travessas Moreira Garcez e Tobias de Macedo, na região central de Curitiba, merece um sinaleiro para pedestres. Afinal, a Moreira Garcez é ponto de embarque e desembarque de sete linhas de ônibus da região da Barreirinha, e por isso o movimento de pedestres no local é muito intenso. Prestar atenção ao sinaleiro dos carros para fazer a travessia nem sempre é seguro. Muitos motoristas aproveitam o sinal amarelo e vão além disso, passando no vermelho e acionando a buzina para alertar os outros motoristas. E os pedestres, quando podem atravessar?

Pinheiros gigantes

Já são conhecidos os maiores pinheiros de Santa Catarina, escolhidos durante uma promoção patrocinada por empresários do turismo e do setor madeireiro. O maior de todos está na localidade de Cadete, no município de São Joaquim, e tem um perímetro de 9,78 metros, com uma altura de 40 metros. Pelo porte, os engenheiros florestais calculam sua idade entre 600 e 900 anos. O segundo maior fica em Menina Custódia, também em São Joaquim, com 7,38 metros de perímetro e altura de 40 metros. Pode ter entre 300 e 400 anos. Ambos dignos de ser visitados.

Crise com bom-humor

Como todo brasileiro, o curitibano consegue brincar mesmo em situações difíceis. No Bairro Alto da XV, alguém pichou no muro a frase "100 um puto", que deve ter sido escrita num momento de indignação pelo fato de estar sem dinheiro. O uso do numeral em vez do advérbio "sem" poderia representar o desejo subconsciente de possuir uma daquelas notas azul esverdeadas. Já no Alto da Glória, um Fusca estacionado na via do "expresso" estampa no vidro traseiro a frase "Quase a pé". Um visível exagero, já que o carrinho está até bem arrumadinho.

Vendedor criativo

A criatividade dos vendedores ambulantes não tem limite. Na frente do Jardim Botânico ficam dois pipoqueiros atendendo os turistas. Para não perder nenhum cliente, um delesdecidiu inovar. Com uma vara longa com um cesto na ponta, ele coloca suas mercadorias lá dentro e consegue oferecer seu produto para os passageiros da Linha Turismo que estão no alto do ônibus. É claro que há algumas dificuldades, como o ônibus que parte antes de consolidada a venda, o comprador que precisa de troco e nem sempre dá tempo de fechar o negócio... Mas o jeitinho encontrado para vender mais é bem interessante.

Bolsas no Japão

O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão oferece bolsas de estudos para brasileiros com conhecimento do japonês ou inglês. Para pós-graduação em pesquisa, podem participar estudantes formados ou prestes a se formar no nível superior. O curso dura de um ano e meio a dois anos, a bolsa chega a US$ 1.595 por mês e as inscrições vão de 5 a 29 de maio. Cursos de graduação, escola técnica superior e cursos profissionalizantes, com bolsa de US$ 1.286, recebem inscrições de 1º a 26 de junho. Informações: (41) 3322-4919.

Prevenção às drogas

Como parte de sua proposta de debater as políticas públicas de prevenção quanto ao uso e abuso do álcool e outras drogas, a Casa de Recuperação Água da Vida (Cravi) recebe hoje (23), às 19 horas, o secretário municipal antidrogas de Curitiba, Fernando Franceschini. O encontro acontece na unidade masculina da entidade, em Almirante Tamandaré, e terá a participação dos residentes no local e seus familiares. Franceschini vai esclarecer a metodologia de atuação da secretaria e mostrar um panorama do consumo em Curitiba. Informações: (41) 3356-6100.

* * *

Empresária relata que o bosque Reinhard Maack, localizado no bairro Boqueirão – e que já foi um dos espaços de lazer preferido dos curitibanos – está completamente abandonado e degradado. Segundo ela, a atividade de lazer tornou-se inviável. E compara: "visitando o Parque Lago Azul recentemente, imaginei como seria bem-vinda uma revitalização do bosque Reinhard Maack.

*** O Instituto dos Advogados do Paraná lança amanhã o Livro de Memórias, em homenagem aos primeiros 90 anos de fundação do IAP. Será às 19 horas, no salão do bar inglês do Clube Curitibano. Raphael Greca de Macedo fará uma exposição sobre a História do Paraná. Em seguida será servido coquetel.

*** "Projetistas fazem canais, arqueiros atiram flechas, artífices modelam a madeira e o barro, o homem sábio modela-se a si mesmo." (Buda Gautama Sakyamuni)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]