• Carregando...

Imunização

Começa hoje, em todo o país, a Campanha de Vacinação do Idoso 2009. No Paraná, 2.580 postos de vacinação funcionarão até o dia 8 de maio. A meta é imunizar 80% da população acima de 60 anos, o que corresponde a 915 mil pessoas (10,6% do total de habitantes do estado). As doses disponíveis serão contra o vírus influenza (gripe), contra a batéria pneumococo e contra tétano e difteria (dupla bacteriana). Ao todo estarão disponíveis 1,2 milhão de doses. Segundo a chefe da Divisão de Vigilância em Doenças Transmissíveis da Secretaria da Saúde do Paraná, Nilce Haida, a eficácia da vacina em pessoas saudáveis chega a 90%. Estudos apontam que pessoas idosas estão mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas, como consequência da gripe e de outras causas. Em Curitiba, a vacina poderá ser encontrada em todas as unidades da rede municipal de saúde, no horário normal de funcionamento. Uma tenda montada pela Secretaria Municipal da Saúde na Boca Maldita funcionará das 9 às 17 horas. Hoje e amanhã haverá um esquema especial de vacinação. Nos Centros Municipais de Urgências Médicas (Boqueirão, Cajuru, Campo Comprido, CIC, Sítio Cercado, Fazendinha, Boa Vista e Pinheirinho) a vacina será aplicada a qualquer hora.

De olho na pressão

A Sociedade Paranaense de Cardiologia fará amanhã, em Curitiba, campanha de esclarecimento sobre a hipertensão, doença silenciosa que atinge 40% da população brasileira. Das 9 às 17 horas, profissionais de saúde medirão a pressão sanguínea e orientarão a população no Passeio Público. Sem tratamento, a hipertensão pode provocar dor no peito, infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, aneurisma, insuficiência renal, paralisação dos rins e até cegueira. Para prevenir e tratar a hipertensão arterial é fundamental adotar hábitos saudáveis, evitando o excesso de sal na alimentação, praticando exercícios físicos regulares, controlando o peso e abandonando o cigarro.

Competição de aviõezinhos

Quatro brasileiros – três paulistas e um pernambucano – embarcarão para a Áustria no dia 29 para representar o Brasil no campeonato mundial de aviões de papel – o Red Bull Paper Wings. Ao todo, o evento reunirá 250 fanáticos da modalidade, vindos de 85 países, nos dias 1 e 2 de maio, em Salzburgo. No torneio, vale o talento em transformar folhas de papel dobradas em aeronaves. Além disso, os participantes precisam ser os "pilotos" e mostrar habilidade em projetar os aeroplanos ao ar.

Nova destinação

Onde havia brinquedos e crianças, hoje há só um gramadão, que agora parece menor e, quase sempre, encontra-se vazio. A área do Parque Barigui que, durante anos, foi explorada pelo Parque Infantil Alvorada, está totalmente desocupada – o último brinquedo a ser retirado do local foi a roda gigante. A prefeitura, que prometeu fazer uma ocupação melhor e mais segura para o espaço, ainda não definiu, porém, o que será feito no local. Muitos pais esperam que a definição de aproveitamento seja por algo que possa ser usado, novamente, pelas crianças.

Fora de sincronia

Os semáforos da Rua Dom Alberto Gonçalves, que passa pelos bairros do Bom Retiro e Mercês, em Curitiba, vivem dessincronizados. Quem pegar o sinal verde no cruzamento com a Henrique Itiberê da Cunha, ao chegar no semáforo seguinte, na esquina com a Barão de Teffé, encontrará inevitavelmente o sinal vermelho. O problema existe há anos e nunca foi resolvido pela prefeitura.

Exercício natural

São José dos Pinhais promove amanhã, no Caminho do Vinho, localizado na Colônia Mergulhão, a 2ª Caminhada Internacional na Natureza. O evento terá partida e chegada na Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com credenciamento a partir das 8 horas e largada oficial às 9 horas – com saídas de 30 em 30 minutos até as 11 horas. Com percurso de 13,4 km, a caminhada faz parte do Circuito Internacional de Caminhadas 2009, coordenado pela Anda Brasil, com o apoio da Federação Internacional de Esportes Populares e da Confederação Brasileira de Esportes Não Competitivos. As inscrições podem ser feitas no local do evento até as 11 horas. Mais informações no site www.sjp.pr.gov.br/caminhodovinho.

Rapidinha

Um motorista norueguês pode ser condenado a pagar uma multa alta, além de ter a carteira de habilitação suspensa, por ter dirigido em alta velocidade enquanto fazia sexo com a namorada no carro. Segundo a polícia de Oslo, o casal foi pego em uma estrada no último domingo. O Mazda 323 estava a 133 km/h, em uma área onde a velocidade máxima permitida era 100 km/h. Um policial disse que o carro andava em zigue-zague.

* * *

Nasceram nesta data o artista multimídia e cientista Leonardo da Vinci (1452-1519), o inventor Guglielmo Marconi (1874-1937), a cantora Ella Fitzgerald (1917-1996), o compositor e zoólogo Paulo Vanzolini – autor de Volta por Cima – (1924), o cantor Agostinho dos Santos (1932-1973), o ator Al Pacino (1940), o ex-jogador Johan Cruyff (1947), a atriz Rennée Zellweger (1969), a atriz e modelo Letícia Birkheuer (1978) e o piloto Felipe Massa (1981).

*** "A vingança é uma espécie de justiça selvagem." (Francis Bacon)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]