• Carregando...

Janela aberta

A gripe A H1N1 fez com que os passageiros dos ônibus urbanos de Curitiba passassem a exigir janelas abertas. Quem fecha al­­gu­­ma delas por causa do frio acaba sendo repreendido. Num ônibus entre Bo­­queirão e São José dos Pinhais, um homem que tossiu teve de se justificar. Ele disse em voz alta que não estava com febre e logo desceu do coletivo.

Fecha-abre

Tossindo o tempo todo, uma mulher que usava a linha Pinheirinho-Centro se atreveu a fechar uma janela repetidas vezes. Chegou a reclamar com a passageira ao lado que sempre abria o vidro, alegando que, como estava doente, não podia pegar vento frio. Ao dizer que, justamente por causa da gripe, era preciso deixar o vento entrar, a segunda passageira foi aplaudida.

Curso do Detran

Na última sexta-feira à noite, primeiro dia de aulas de um dos cursos de reciclagem do Detran, uma moça desistiu do curso por causa da gripe. Ela alegou que trabalha na área de saúde e que o Detran deveria ter cancelado o curso. O instrutor deu a oportu­nidade para quem mais quisesse sair, sem prejuízo da taxa de inscrição, e marcando uma nova data. Ninguém mais quis.

Terá efeito?

Resta saber se cancelamentos de aulas, cursos e outras promo­ções para evitar o contágio da gripe têm efeito prático. Os colégios suspenderam as aulas, considerando que assim as crianças estariam evitando locais de aglomeração. No entanto, sem aulas, as crianças têm procurado muito mais os cinemas, shoppings e outros locais de grande aglomeração popular.

Nada de "surfe"

A iniciativa merece destaque: a América Latina Logística (ALL) realiza no próximo dia 10 mais uma ação de conscientização contra a prática do "Surfe Ferroviário" nos bairros Terra Santa e Vila Osternack, em Curitiba. Ontem foi realizada a primeira dessas ações. Pessoas – principalmente adolescentes – sobem no teto dos trens e viajam de pé, num ato que representaria coragem e sangue frio, praticado para impressionar os amigos. O risco de acidentes, como se pode perceber, é elevadíssimo.

Dá-se um jeito

Motorista de um ônibus da linha Estribo-Ahú não teve dúvidas ontem quando percebeu que o elevador para cadeirantes não estava funcionando: tomou o passageiro nos braços e colocou-o dentro do veículo. Em meio a comentários de aprovação dos demais passageiros. Todos concordavam que a situação dos cadeirantes é difícil, já que nem todos os ônibus param e às vezes, como foi o caso, o equipamento não funciona. Se todos os motoristas fossem como esse...

Casas irregulares

A promessa de solução é anti­ga, mas as moradias irregulares às margens do Rio Barigui, nas proximidades do Carrefour e do Park Shopping Barigui, con­tinuam lá. A área é de preserva­ção ambiental – muitas casas despejam os esgotos sanitários diretamente dentro do rio – mas, apesar da desaprovação dos órgãos de meio ambiente, a prefeitura de Curitiba não decide o que fazer.

Ruas esburacadas

Entre outros problemas, o longo período de chuvas em Curitiba provocou o aparecimento de inúmeros buracos nas ruas da cidade – principalmente as de antipó. Os motoristas têm de redobrar a atenção. Em algumas regiões, eles contam com a ajuda de autoridades de trânsito ou então de moradores que improvisam a sinalização para ajudar a evitar acidentes. Na frente do Clube Curitibano, na Rua Petit Carneiro, a Diretran colocou cavaletes sobre dois buracos para impedir que motoristas distraídos passassem pelo local. E na Avenida República Argentina, no Portão, um buraco na área de estacionamento ganhou alguns galhos de árvore para que não passe despercebido.

Números em série

Para quem gostas de coincidências numéricas, o próximo dia 7 reserva uma sequência interessante. Às quatro horas, cinco minutos e seis segundos daquele dia, estará formada a ordem 04:05:06 07/08/09. A mesma sequência dessas só em 3.009!

* * *

A poetiza Nylzamira Cunha Bejes, da Academia de Letras José de Alencar, lança o livro Parabéns no dia 7 de agosto, às 16 horas, na Biblioteca Pública do Paraná.

*** Presente de Rei – Uma boa sugestão de presente para o Dia dos Pais são as medalhas comemorativas aos gols marcados por Pelé na sua carreira, que fazem parte do projeto Gols pela Vida, do Hospital Pequeno Príncipe. Informações: www.golspelavida.org.br.

*** O Brechó Solidário da Fundação Pró-Renal Brasil liquida peças da coleção de inverno. O objetivo é arrecadar recursos para o Dia dos Pais dos pacientes renais. Informações: (41)3312-5407.

*** "Não haverá paz e nem liberdade plenas se a consciência for prisioneira de preconceitos ou da desonra." (João Darcy Ruggeri)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]