• Carregando...
 | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

A falta de cronograma e de definições na construção da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, agrava a insegurança da população que mora no entorno do terminal. O alerta está no relatório final da Comissão Especial da Câmara de Vereadores do município, criada para avaliar a situação. O documento será apresentado hoje, às 18 horas, no plenarinho da Casa. Em dezembro de 2011, o governo do Paraná declarou de utilidade pública algumas áreas próximas ao aeroporto, medida tomada para permitir a desapropriação de imóveis na região. Passados mais de dois anos e meio, a administração pública (municipal, estadual e federal) ainda não tem um planejamento com relação a prazos que esteja acompanhado de dotação orçamentária suficiente para o pagamento de todas as indenizações.

Impactos negativos

Sem saber se a pista será ou não construída, ou quando será, a região do bairro Nova Costeira, por exemplo, fica privada de melhorias. Há um embate entre a Infraero e a Sanepar, pois a instalação da rede de esgoto na região (da forma como foi proposta pela empresa de saneamento) poderia causar problemas estruturais na pista. Além disso, a comissão de vereadores ressalta que o decreto de expropriação impossibilita a reforma ou ampliação das casas e provoca a desvalorização imobiliária da região. O relatório final é assinado pelos vereadores Professor Marcelo (PV), Wilson Cabelo (PRB) e Luiz Paulo (PSB).

Recomendações

No documento, os três sugerem que a Câmara exija o fornecimento de esgoto aos bairros que ainda não têm saneamento básico, insistindo na elaboração de projeto alternativo pela Sanepar; que os vereadores solicitem à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná informações e o cumprimento do cronograma de obras, além de detalhes do governo federal sobre o orçamento para a execução das desapropriações.

Taca-le pau

A Vó Salvelina, da pequena cidade de Taió, a 245 quilômetros de Florianópolis, ficou desesperada nesta terça-feira quando chegou em casa e viu que o carrinho do Marco Véio, famoso depois do vídeo "Taca-le pau Marcos", havia sumido. Ligou para uma rádio local e relatou que um casal passou em sua residência à tarde – no momento em que ela não estava – e o pegou sem avisar. O mistério, no entanto, foi revelado ontem. De acordo com a prefeitura do município, foi a equipe da Casa da Cultura que o recolheu para fazer uma réplica para a Corrida do Marco Véio, uma das atrações da Festa do Galeto, que ocorrerá no dia 7 de setembro.

Desafio Intermodal

Amanhã, às 18 h, realiza-se em Curitiba o 8º Desafio Intermodal da cidade. Encabeçada pelo Programa Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a iniciativa tem como objetivo avaliar qual é o melhor meio de transporte para se locomover na capital na hora do rush. No horário marcado, todos devem sair juntos do ponto inicial, no Centro Politécnico da UFPR, e se dirigir para a Praça Santos Andrade, mas não sem antes passar no ponto intermediário, o Escritório Verde da UTFPR. Cada modal pode fazer o caminho que achar mais interessante, desde que passe pelo ponto intermediário e respeite as leis de trânsito.

Novidades

Neste ano, além dos modais tradicionais já utilizados no evento em anos anteriores (carro, moto, ônibus, bicicleta, bicicleta elétrica, locomoção a pé e locomoção a pé com o auxílio de ônibus), estarão participando da prova um carro e uma moto movidos a eletricidade. Vale registrar que de nada adianta chegar em primeiro lugar se o veículo ultrapassa o sinal vermelho, não para diante da faixa de pedestres ou circula pela contramão.

Colaborou: Lucas Gabriel Marins

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]