• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Quase 2 mil pessoas participaram da enquete sobre qual é o tipo de comportamento do pedestre mais prejudicial ao trânsito. Com 42% da preferência, ou 793 votos, o superconfiante, aquele que ignora os carros e atravessa como se a rua estivesse deserta, foi vencedor.

A segunda colocação ficou para o folgado, sujeito que, quando você espera que ele atravesse, anda "devagar quase parando", com 627 votos (33% do total). Na sequência, aparecem o mal-educado, com 196 votos (10%); o apaixonado, com 140 (7%); o indeciso, com 106 (6%); e, em último, o bêbado, com 32 (2%).

O curioso é que o perfil do pedestre condenado é semelhante ao do motorista mais criticado. Em enquete anterior, feita em dezembro, a coluna questionou "qual é o pior tipo de motorista de Curitiba". Na época, 2.583 pessoas votaram. O campeão em votos foi o bonzão, descrito como aquele que tem um carrão do ano e acha que isso lhe garante privilégios. Ele recebeu 35% dos votos e foi seguido de perto pelo tartaruga, para quem todo dia é domingo e por isso não há motivo para pressa, que recebeu 33% dos cliques.

Pela faixa

E para melhorar a relação entre motoristas, pedestres e ciclistas, a prefeitura de Curitiba prepara uma campanha educativa. A ideia é mostrar que, no trânsito, todos têm de fazer a sua parte, mas que a prioridade é do pedestre. Para tanto, a campanha terá como foco principal o respeito à faixa de travessia.

A meta é que, a exemplo do queocorre em outras cidades do país, o motorista de Curitiba sempre pare diante da faixa para dar passagem ao pedestre. Mas, para que a ideia funcione, o pedestre terá de ajudar, atravessando sempre pela faixa. A campanha deve começar neste ano e se prolongar até o final da atual gestão.

Não fume aqui!

O cerco aos fumantes está se fechando cada vez mais. Depois da proibição de fumar em ambientes fechados, o passo seguinte é restringir o consumo em locais ao ar livre. Na Praça Rui Barbosa, por exemplo, algumas lojas fixaram cartazes avisando sobre a proibição de fumo em frente das vitrines. O objetivo, provavelmente, é evitar que os produtos fiquem impregnados com o cheiro da fumaça.

Curiosidade astronômica

10 toneladas de material, em média, caem, todos os dias, sobre a superfície da Terra. Segundo o astrônomo José Manoel Luís da Silva, diretor do Planetário de Curitiba e especialista em física estelar e planetária, a maior parte desse material cai no mar e em florestas. O professor diz que isso explica porque, no mesmo dia da queda do meteorito em Chelyabinsk na Rússia, bolas de fogo foram avistadas no céu de Campos, no Rio de Janeiro. "Os dois episódios não têm qualquer relação. É mais uma coincidência do universo."

Se a moda pega...

Quem olha rapidamente pode até achar que se trata de um carro saído de um desenho animado, como o conversível da Penélope Charmosa. Mas o carrinho da foto é de verdade e está circulando pelas ruas de Curitiba. É um carro com cílios no farol, que lembram olhos. Será que a moda vai pegar?

Colaborou Katia Brembatti

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]