• Carregando...
 | Daniel Castellano/GP
| Foto: Daniel Castellano/GP

A aveia é um cereal que ajuda a controlar o peso, nível de colesterol, índice glicêmico, diabete e funções intestinais. É recomendado que seja consumido todos os dias, de preferência no café da manhã. O médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que a aveia contém boa quantidade de proteínas, vitaminas, ácidos graxos insaturados e minerais, além de ter capacidade antioxidante, o que previne o surgimento de doenças. Mesmo com os benefícios relacionados ao cereal, Ribas alerta para o consumo moderado. "Como todo tipo de alimento, não é bom exagerar na alimentação com aveia, pois ela pode predispor ao meteorismo e flatulência", salienta.Escola sem alunos

A falta de alunos nos turnos da manhã e tarde tem preocupado professores do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Paulo Freire, em Curitiba. Há temor de que isso comprometa o quadro docente da instituição. Já a direção da escola lamenta que a estrutura disponível não esteja sendo 100% usada pela população. O centro tem vagas para maiores de 18 anos que querem concluir o ensino fundamental ou médio, além do curso técnico em segurança no trabalho. Vale ressaltar que é o aluno quem traça o ritmo e a frequência que quer ter nas disciplinas. Matrículas e informações: (41) 3332-4644 ou 3333-7025.

Noite dos chefs

Um time formado por grandes nomes da cozinha de São Paulo e Curitiba prepara hoje um menu especial em prol do Hospital Pequeno Príncipe. A 4.ª Noite dos Chefs acontece no Graciosa Country Club, a partir das 19h30. Além do jantar, os participantes do evento acompanharão um bate-papo com o tricampeão mundial de futebol Carlos Alberto Torres.

O dinheiro arrecadado será revertido a ações de assistência e pesquisa do hospital. O ingresso individual é R$ 170 e a mesa com seis lugares custa R$ 950. Compra e informações pelo telefone (41) 3310-1415.

Participação internacional

O cirurgião oncológico curitibano Cícero de Andrade Urban foi convidado pelo presidente da Sociedade Americana de Doenças da Mama, Gail Lebovic, a contar suas experiências no curso de Cirurgia Oncoplástica. A participação acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, em Dallas, nos Estados Unidos. Urban apresentará técnicas que desenvolveu em oncoplástica a médicos norte-americanos e professores de ciências médicas.

Lapa hollywoodiana

O município da Lapa comemora o destaque que teve durante o ano em trabalhos audiovisuais. Além da participação de lapeanos como atores, diretores, produtores e roteiristas, cenários da cidade também foram valorizados em produções regionais e nacionais. Na madrugada de ontem, foram encerradas as gravações do longa-metragem ítalo-brasileiro Garibaldi in América, dirigido por Alberto Rondali, que tem Ana Paula Arósio, Gabriel Braga Nunes e Paulo Betti no elenco. Os lapeanos Camile, Kallil e Márcio Assad, Hélio Berghauser e Alex Calderari participaram do filme, que estreia em 2011.

Meio século de ajuda

Existente em centenas de países, a Young Women Christian Association (YWCA) chegou a Curitiba no final da década de 1960 com o nome de Associação Cristã Feminina. A ideia de desenvolver ações assistencialistas voltadas ao público feminino, infantil e da terceira idade foi difundida por Martha Terra de Mochó e aceita por um grupo de 20 mulheres, que fundaram a ACF na cidade. Às 18 horas de hoje, na Igreja Pio X (Rua Hermes Fontes, 1.073, Batel), será celebrada uma missa em homenagem aos 50 anos da associação em Curitiba.

* * * * * *

"A coragem alimenta as guerras, mas é o medo que as faz nascer."

Émile-Auguste Chartier, jornalista, ensaísta e filósofo francês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]