• Carregando...

O Paraná está cheio de pessoas do bem. Com raça, elas tiram do papel projetos sustentáveis, de cunho social, ambiental, econômico, ou com um pouco de cada. Se você é uma dessas pessoas, o Prêmio Bom Exemplo, da RPC TV, é o seu lugar. Como o próprio nome diz, a premiação busca dar vez e voz a quem atua em prol do bem comum. Neste ano, voltam as tradicionais categorias Cidadania e Educação, voltadas às pessoas físicas; além da estreante Inovação, exclusiva para instituições de Ensino Superior com sede em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Paranavaí, Umuarama ou Cianorte. Os projetos selecionados serão apresentados em reportagens no Bom Dia Paraná, da RPC TV. As inscrições estão abertas e vão até o próximo dia 31. A premiação está marcada para outubro.

Bons exemplos 2014

Divulgação/RPC TV

Em 2014, quem levou a prêmio por “cidadania” foi o senhor Valério Weber (foto), que roda a cidade anotando num caderninho tudo que vê de errado. Já o título de bom exemplo em “educação” ficou com Abel Domingues, que viaja pelo Brasil com a sua bicicleta e bonecos de fantoche na garupa, levando teatro e alegria para crianças carentes.

Os Bridgertons

A Livrarias Curitiba do Shopping Palladium deve receber filas de fãs de novelas literárias no próximo dia 31 de agosto. Quem vai estar aí é a badalada escritora Julia Quinn, da série Os Bridgertons. Só com os livros da franquia, Julia já vendeu 3,5 milhões de exemplares no mundo todo. Toda a sua obra já chegou à marca dos 8 milhões vendidos. O evento é aberto ao público, mas só os 400 primeiros vão ter direito a autógrafo, conforme as senhas numéricas distribuídas. Anote: no dia 31 (uma segunda-feira), a partir das 19 horas, no Palladium (Avenida Presidente Kennedy, 4.121).

Trote solidário

Os alunos da FAE Centro Universitário estão em “clima de guerra” – mas essa é do bem. O objetivo é ver qual turma vai arrecadar o maior número de brinquedos e levar a disputa pelo trote solidário da instituição. Calouros e veteranos têm até 20 de agosto para reunir as prendas, que serão doadas à Associação Padre João Ceconello, ao CMEI Jardim Alegre e à Escola Municipal Coronel João Cândido de Oliveira, todas em Curitiba.

Árvore dos sonhos

Quem for à loja de brinquedos Ri Happy, no mês de agosto, vai poder aproveitar a visita para presentear um afilhado carente. É que as nove unidades da rede (em Londrina, Maringá e Curitiba) receberam uma “árvore dos sonhos” com cartinhas de crianças hospitalizadas. Nelas há pedidos de novos brinquedos. As doações podem ser feitas até 31 de agosto e serão destinadas às crianças dos hospitais Pequeno Príncipe e do Câncer de Londrina, além do Núcleo Evangélico Social de Londrina e da Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR).

Cisternas ecológicas

Divulgação/Positivo Informática

A horta da Escola Interativa, em Fazenda Rio Grande, na RMC, agora tem seu próprio sistema de irrigação. A tecnologia é simples: dois baldes captam a água da chuva e um cano faz a interligação, deixando a água cair por pequenos furinhos e a água escorre para realimentar a terra. A riqueza da coisa foi o processo de aprendizado: os alunos entrevistaram engenheiros, arquitetos, fizeram pesquisa de preço e desenvolveram a cisterna. O desafio foi proposto no projeto Casas Sustentáveis, que incentivou estudantes a buscarem soluções baratas para o meio ambiente, reaproveitando materiais já disponíveis. Em todo o Brasil, foram 1,3 mil alunos envolvidos, de 31 escolas, em oito estados. A promoção é do Educacional, plataforma de ensino da Positivo Informática.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]