• Carregando...
 | Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
| Foto: Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

A população está cada vez mais consciente da importância de separar o lixo. Mas tem muita gente que ainda não sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado. Aqui vai a dica: em Curitiba, há um ponto de coleta instalado na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, na Rua Desembargador Motta, 3.384, no bairro Mercês. Todo o óleo recebido no local é entregue à reciclagem. Com essa matéria-prima, são fabricados detergente, água sanitária e sabão em pasta e em pedra – segundo o governo, 10% desses produtos de limpeza são doados ao Hospital Erasto Gaertner. O ponto de coleta recebe milhares de litros de óleo de cozinha usado todos os anos. Em 2012, foram mais de 5,12 mil litros. Neste ano, o volume já ultrapassou 3,5 mil litros.

Outra opção

Também é possível entregar o óleo usado na fritura, embalado em garrafas PET de 2 litros, nos terminais de ônibus, para os caminhões do programa de coleta de lixo tóxico domiciliar da prefeitura. Os veículos permanecem nos terminais das 7h30 às 15 horas, de acordo com um calendário específico divulgado anualmente na internet (http://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/lixotoxico.aspx). Hoje, por exemplo, o recolhimento será no Terminal do Boa Vista e amanhã, no do Santa Cândida.

Desafio intermodal

Seguindo o exemplo de Curitiba, o município de São José dos Pinhais, na região metropolitana, realiza hoje a primeira edição do seu Desafio Intermodal, que contará com 35 participantes. Os inscritos percorrerão o mesmo trajeto, mas com meios diferentes de locomoção: carro, ônibus, skate, moto, bicicleta, corrida e caminhada. O objetivo é revelar a forma de transporte mais rápida e barata no horário de pico. A saída será às 18h30, do Shopping São José (Centro). Em Curitiba, o desafio ocorre há sete anos e é organizado pelo programa Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná. Em SJP, será realizado pelo grupo de ciclistas amadores Sanjo Bikers.

Ciranda, cirandinha

Cantigas de roda e de ninar fazem parte do repertório que será apresentado hoje, às 15 horas, pela cantora curitibana Mariana Fagundes na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), no Centro da capital paranaense. O concerto, gratuito, faz parte do projeto mensal "Aventuras Musicais", cujo objetivo é aproximar o universo literário do infantil. Será no Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar do prédio. Mais informações: (41) 3221-4980 (Seção Infantil da BPP) e www.bpp.pr.gov.br

Moedas no comércio

Para facilitar a circulação de moedas e reduzir o problema da falta de troco no comércio, dois hipermercados da rede Condor em Curitiba (Condor Pinheirinho e Nilo Peçanha) adotaram o serviço CataMoeda. Funciona assim: o consumidor deposita suas moedas em uma máquina, que calcula o valor recolhido e emite um vale-compras com a quantia, mais um bônus sobre o valor total. Já no caixa, o usuário apresenta esse bônus, que vale como dinheiro para as compras no mercado. Você já utilizou? Funciona?

Sem sujeira

Leitor que passava nesta semana em frente das obras de reforma da Arena da Baixada, um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, ficou positivamente admirado com o que viu. Antes de deixar a construção, os caminhões tinham as rodas lavadas, para que não levassem a sujeira da construção para fora dos tapumes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]