• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Quem frequenta o Parque Bacacheri, em Curitiba, agora tem hora marcada para utilizar o espaço: das 6 às 22 horas. Por questão de segurança, há dois meses o parque é mantido fechado durante a noite. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pelos parques e pelas praças da cidade, a decisão foi tomada com base na análise do fluxo de pessoas no local, realizada em conjunto com a Guarda Municipal, e após a prefeitura receber, ao longo de um ano, 40 reclamações sobre som alto, vandalismo e uso de drogas no parque durante o horário noturno. A decisão não agradou a todos. Na opinião do morador Sérgio Augusto Dibner Maravalhas, o parque deveria permanecer 24 horas aberto, assim como Barigui, já que se trata de um espaço público.

Outros casos

Outros quatro parques de Curitiba têm horário limitado para a visitação: Passeio Público (fecha das 20 h às 7 horas), Jardim Botânico (fecha das 19 h às 6 horas), Bosque do Papa (fecha das 19 h às 7 horas) e Parque Lago Azul (fecha das 20 h às 7 horas). Você concorda com a limitação do horário no Bacacheri? Há alternativas viáveis para diminuir os problemas noturnos do local? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

Defensoria na Copa 1

Para prevenir e atender prontamente as violações dos direitos do público durante a realização dos jogos da Copa em Curitiba, a Defensoria Pública do Estado do Paraná estabeleceu um plano de atuação específico para o evento. Nos dias de jogos em Curitiba – 16, 20, 23 e 26 de junho –, defensores públicos estarão em uma tenda na Boca Maldita para prestar orientação jurídica aos interessados. A ação terá início às 10 horas e será encerrada sempre uma hora antes do início dos jogos. A Defensoria Pública também vai oferecer um telefone para atender emergências no período de realização dos jogos em Curitiba. O número (41) 8453-1095 estará ativo até 26 de junho.

Defensoria na Copa 2

Outra atuação da instituição será na Arena da Baixada, durante os jogos do Mundial, no juizado especial montado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Nos dias de jogos do Brasil na Copa – 12, 17 e 23 de junho –, o atendimento em todas as sedes da Defensoria no estado estará suspenso. Já nos dias de jogos realizados em Curitiba, o atendimento na capital paranaense será feito até o meio-dia. Nas demais cidades, o expediente segue normal.

Grafite na Linha Verde

Priscilla Fiedler/Gazeta do Povo

Terminam hoje as pinturas artísticas do projeto "Mural Street of Styles – Linha das Artes" (foto), feitas nas pilastras de suporte do viaduto da Avenida Marechal Floriano Peixoto, sobre a Linha Verde, em Curitiba. Financiada pelo Ministério da Cultura, a iniciativa reúne 35 artistas de diversas cidades do Paraná, que trabalham nos grafites desde terça-feira. O tema das pinturas é "Juventude e seus Códigos Urbanos".

Violência contra idosos

A data de 15 de julho foi escolhida pela ONU, em 2006, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data, a prefeitura de Londrina, no Norte do estado, vai promover na próxima quarta-feira, a partir das 8h30, diversas palestras sobre o assunto. Entre os temas estão o papel do Ministério Público no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa; os sinais e sintomas dessa violência; e a inclusão do idoso vítima de agressão. A atividade será desenvolvida no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes). A participação é gratuita e não é preciso fazer inscrição.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]