• Carregando...
 |
| Foto:

O projeto de mobilidade Fairbikes, desenvolvido desde o ano passado em Curitiba, foi o vencedor do prêmio Sinal Livre, que reconhece experiências de todo o país criadas para melhorar o ir e vir nas cidades. O resultado foi divulgado ontem, em São Paulo. A iniciativa paranaense concorria com outras quatro. O Fairbikes é tocado pela Rede de Estudantes Intercambistas em Curitiba (REI Curitiba), que auxilia universitários estrangeiros com informações e eventos de integração. Depois de reformar dez bicicletas que estavam encostadas em garagens, as responsáveis pela REI – a psicóloga Gabriela Diniz e a professora de alemão Norma Müller – passaram a emprestá-las a intercambistas durante todo o tempo de permanência deles na capital paranaense.

Expansão

A REI receberá R$ 10 mil para investir na Fairbikes. "O projeto foi viabilizado graças a um crowdfunding [financiamento coletivo] que levantou verbas para reformar essas dez bicicletas. Até o momento não investimos na divulgação porque não conseguimos suprir a demanda. Agora a ideia é expandir", afirma Gabriela.

Nossa veterana chega aos 88

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Rosy de Sá Cardoso (foto), a primeira mulher a obter registro como jornalista no Paraná, completa hoje 88 anos. E vai celebrar como gosta, dando seu expediente diário como repórter aqui na redação. Rosy começou no colunismo social, em 1948, mas foram as reportagens de Turismo que impulsionaram sua bela carreira; primeiro no Diário do Paraná, em 1969, e depois na Gazeta do Povo, onde desembarcou em 1977. Seus passaportes registram a passagem por 86 países. Com as voltas que o mundo dá, é muita sorte nossa tê-la aqui conosco neste 19 de dezembro. Feliz aniversário, Rosy!

Papai Noel vai de táxi

Quem chamar um táxi hoje em Curitiba, pelo aplicativo de celular 99Taxis, e encontrar um motorista vestido de Papai Noel ganhará uma corrida grátis do bom velhinho. Todas as viagens realizadas por esses profissionais ficarão por conta do 99Taxis. O aplicativo foi criado em 2012 e tem cerca de 1 milhão de usuários. O serviço está disponível para smartphones iPhone, Android e Windows Phone.

Barragem iluminada

AlexandreMarchetti / Itaipu Binacional

Toda sexta-feira e todo sábado, a partir das 21 h, o público que visita a usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz, pode conferir o espetáculo de iluminação da barragem (foto). Os visitantes são levados, em ônibus iluminados, até o Mirante Central, ponto turístico mais visitado da usina. A apresentação começa com um vídeo que conta um pouco da história da hidrelétrica. Em seguida, a barragem de concreto é iluminada por 747 refletores e 112 luminárias. O passeio completo leva em torno de uma hora e meia e custa R$ 15 (integral).

Doação de bikes

A Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Ciclo Iguaçu), grupo com sede em Curitiba, está arrecadando bicicletas para presentear crianças carentes. As doações podem ser feitas até amanhã e as bikes serão entregues no dia 21. Há dois pontos de coleta: Bicicletaria Cultural (Rua Presidente Faria, 226, Curitiba) e Estrela Bike (Rua Visconde do Rio Branco, 1.524, São José dos Pinhais).

Rosas vermelhas

A médica obstetra e ginecologista Melania Amorim, uma grande ativista da humanização do parto, esteve em Curitiba na quarta como convidada de um simpósio sobre Violência Obstétrica promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Durante o evento, ela recebeu do grupo Doula Curitiba um conjunto de rosas vermelhas, para simbolizar as mulheres que sofreram com práticas desnecessárias e desrespeitosas durante o parto. O Doula Curitiba reúne profissionais que divulgam o papel da doula no acompanhamento da gestação, do parto e do pós-parto e oferecem cursos de formação e aperfeiçoamento.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]