• Carregando...
 | Divulgação/Pequeno Cotolengo
| Foto: Divulgação/Pequeno Cotolengo

Em 25 de março de 1965, há exatos 50 anos, era lançada a pedra fundamental do Pequeno Cotolengo do Paraná. Tinham se passado seis anos da chegada das primeiras 18 moradoras à instituição. Elas foram transferidas da Escola Hermínia Lupion – conhecida então como Lar das Meninas. Nessas cinco décadas, o Cotolengo firmou-se como uma das principais instituições filantrópicas de Curitiba. Hoje são mais de 200 moradores, homens e mulheres de todas as idades, com deficiências múltiplas, físicas e mentais. Todos em situação de acolhimento, alguns cujas famílias não tiveram condições financeiras de prestar cuidados, outros sofreram maus tratos. Além de moradia, o Cotolengo conta com uma escola e oferece 13 especialidades médicas. A instituição sempre contou com a ajuda de voluntários e doações da comunidade. Para comemorar essa história, os moradores participam de uma cerimônia fechada nesta quarta-feira. No dia 12 de abril será dia da festa com a comunidade, com o tradicional churrasco do Cotolengo. A atração especial fica por conta do grupo Tesão Piá. E atenção: no próximo mês o Cotolengo não realiza o churrasco no primeiro domingo do mês, como de costume, uma vez que a data coincide com a Páscoa (dia 5 de abril).

Criança desaparecida

Começa nesta quarta-feira (25) a Semana de Mobilização Nacional para a Busca e Defesa da Criança Desaparecida. Em Curitiba, o Hospital Pequeno Príncipe (HPP) recebe representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), às 9h30, para orientar médicos em detectar casos suspeitos. Solicitar o documento do acompanhante, desconfiar de informações desencontradas e observar se a criança possui marcas de violência são algumas das orientações. Às 15 horas, o hospital e o CFM realizam um ato simbólico na Boca Maldita, para orientar a população. O Paraná é referência no resgate de crianças desaparecidas, com média de sucesso de 93%, contra 15% da média nacional.

Pós-polio

Na última segunda-feira (23), a coluna registrou a história de um grupo de apoio à síndrome de pós-polio, que atinge adultos na casa dos 40 anos que tiveram poliomelite na infância. Faltou dizer que os encontros que ocorrem nas últimas terças-feiras de cada mês, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), são realizados no Centro de Psicologia Aplicada (CPA), na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Na segunda terça-feira do mês, as reuniões são no Hospital de Reabilitação do Paraná, no Cabral.

Imposto de Renda

Alunos de Ciências Contábeis da Uniandrade fazem um mutirão de Imposto de Renda entre esta quarta (25) e sexta-feira (27). Quem comparecer ao centro universitário com a documentação completa, das 19h30 às 22h, sai de lá com a declaração pronta. Para conferir a listagem completa do que é preciso levar, acesse www.uniandrade.br. A Uniandrade fica na Rua João Scuissiato, 1, no Santa Quitéria, em Curitiba.

Dia Laranja

Mapear ruas ermas ou sem iluminação, pontos de ônibus sem abrigo, furtos e roubos. Essas são algumas das funções do aplicativo de celular Clique 180, da ONU Mulheres, que busca proteger mulheres e meninas da violência. Para marcar o Dia Laranja (que ocorre no 25º dia de cada mês), em março a prefeitura lançou uma campanha para que os curitibanos cadastrem pontos de risco no aplicativo. Disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone, o Clique 180 oferece informações sobre o que é violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha, e como acessar a rede de atendimento. Mais informações pelo www.clique180.org.br.

Novo Ateneu

O Colégio Novo Ateneu chega a seus 90 anos nesta quarta-feira (25). Idealizado por Elysio de Oliveira Vianna, foi o primeiro colégio particular não religioso do Paraná. Para marcar a data, a instituição oferece um coquetel para ex-alunos e professores nesta sexta-feira (27), a partir das 20 horas. O colégio fica na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 1468, no Seminário. Informações pelo telefone (41) 3274-1228.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]