• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

O Grupo Escoteiro Princesa do Vale de Cerro Azul, no Vale do Ribeira, e a Associação Comercial da cidade estão dispostos a salvar a Ponte do Rio Piedade, na divisa com o município de Campina Grande do Sul. No dia 21 de novembro, os escoteiros – liderados por Sérgio Luís Pimentel – vão fazer o ajardinamento em torno da ponte centenária. O próximo passo será trocar os dormentes de madeira – avariados quase na maioria – e tratar o ferro das laterais, tomado pela ferrugem.

Situação inusitada

O “caso da ponte” é dos mais curiosos. Destinada a Rio Branco, no Acre, o equipamento – provavelmente de origem alemã – teria chegado na região nos anos 1910 do século 20, por engano. Ali ficou, com muita serventia: até meados dos anos 2000 não havia asfalto no percurso e o trânsito entre as duas cidades dependia da ponte. No original, ela seria 30 metros maior do que o que tem hoje. Com a pavimentação, essa pequena joia da engenharia passou a ligar o nada ao lugar nenhum. Há o desejo de torná-la um ponto turístico dos dois municípios, que não têm uma política de patrimônio.

Relembre

A Gazeta do Povo chamou atenção para a Ponte do Rio Piedade em reportagem publicada em 2006 e em pequena matéria publicada em setembro último, quando a área foi revisitada. Na ocasião, a comerciante Zenaide Cordeiro Machado – que trabalha no local – fez apelo pedindo o restauro.

Benzedeiras no Paraná

Plantas medicinais e crença popular se mesclam no ofício das benzedeiras. Herdeiras de uma tradição antiga, estas mulheres se espalham pelo Brasil, em especial pelo interior do país, onde muitas vezes a estrutura de médicos e postos de saúde é precária. E foi no interior do Paraná que a cineasta Lia Marchi encontrou as personagens de seu documentário “Benzedeiras - ofício tradicional”. O filme mostra o ofício na região de Rebouças e São João do Triunfo, no Sudeste do estado. O filme está disponível no site www.youtube.com/olariaculturalcombr.

Lançamento

Lançado na internet, na última terça-feira (20), o filme terá uma exibição pública no dia 5 de novembro. Além da autora, três benzedeiras retratadas no filme vão estar presentes, e participam de um bate-papo na sequência. Vai ser no anfiteatro 100 do prédio Dom Pedro I, na reitoria da UFPR (Rua General Carneiro, 460).

Memorial ucraniano

Há 20 anos, Curitiba ganhava seu Memorial Ucraniano. E a comunidade vai comemorar, neste domingo (25), com muitas atividades folclóricas. Às 15h o coral do Clube Poltava fará uma apresentação. Logo depois, será inaugurada a exposição do fotógrafo Ruy Rebka Prado, com imagens do dia da inauguração. Foi em 26 de outubro de 1995, e contou até com a presença do então presidente da Ucrânia, Leonid Kutchma. O memorial fica dentro do Parque Tingui, e foi construído em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes ao estado. A festa é neste domingo, a partir das 15h, em frente ao memorial (Rua Dr. Mba. de Ferrante, s/nº).

Colaboraram: Naiady Piva e José Carlos Fernandes

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]