• Carregando...
 | Cláudio Feldens
| Foto: Cláudio Feldens

Faz uns quatro meses a coluna mostrou esta mesma cena, com uma placa de cabeça para baixo. Por que será tão difícil prender a placa na posição correta? É uma coisa que se conserta em alguns minutos, bastando ter à mão uma chave e um parafuso. Parece, no entanto, que a sinalização ficou assim "de birra". Caso o pessoal da prefeitura não saiba onde está o problema, a praça ao fundo é a Tiradentes, e a torre que se vê na lateral direita é da Catedral Basílica.

A pena capital

46% dos brasileiros se mostram a favor da pena de morte, segundo pesquisa CNI-Ibope. Mas a porcentagem dos que são "totalmente a favor" cai para 31%, enquanto 34% diz que é "totalmente contra". Por outro lado, ainda segundo a mesma pesquisa, 65% dos brasileiros concordam com a proibição da venda de bebidas alcoólicas depois da meia-noite.

Bloquinho na mão

Ontem à tarde, na esquina das ruas Marechal Deodoro e Barão do Rio Branco, um agente da Diretran orientava os ciclistas e motoristas a respeito da nova ciclofaixa implantada na Marechal. Muitos ciclistas aproveitaram a novidade e saíram de casa para pedalar. O agente, no entanto, não conseguiu evitar um velho costume. De vez em quando tirava do bolso um bloquinho e autuava alguém. Resta saber se vai resolver alguma coisa...

Condução defensiva

Com exceção das novas ciclofaixas e das ciclovias, andar de bicicleta em Curitiba não é muito seguro. Que fazer, então? Brigar com todo mundo, dizer que você está certo em andar de bike e que quem anda de carro deveria ser punido? Parece pouco inteligente essa alternativa. O que o ciclista precisa fazer é adotar práticas de condução defensiva, como por exemplo, evitar os pontos cegos dos carros. Ficar onde pode ser visto por todos é um bom começo.

Em decadência

A "profissão" de prostituta de rua está em baixa, segundo uma ex-mulher de programa que fazia ponto durante o dia no entorno da Praça Tiradentes. Segundo ela, a "marcação" da sociedade é muito forte e hoje em dia o dinheiro que se ganha não cobre o risco da violência ou das doenças sexualmente transmissíveis, já que muitos "clientes" não admitem usar preservativos. Sem contar que vender crack dá mais dinheiro, confessa, sob a promessa de sigilo.

LED nos pedágios

A CCR RodoNorte vai deixar de gastar energia elétrica suficiente para abastecer uma cidadezinha de 1,5 mil residências graças ao uso de lâmpadas LED em cinco praças de pedágio. Com as novas lâmpadas, a empresa vai deixar de consumir CO2 equivalente a 582 árvores da Mata Altântica por ano. Outro benefício será um aumento da segurança: as praças estarão mais visíveis durante a noite, além de dar mais segurança em noites de chuva ou de neblina.

* * * * * *

"Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje."

Charles Haddon Spurgeon, pregador britânico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]