• Carregando...
 | Eduardo Aguiar/ Gazeta do Povo
| Foto: Eduardo Aguiar/ Gazeta do Povo

O que você mudaria na sua cidade? Essa é a pergunta que o Centro Brasil Design fez aos curitibanos ontem, numa ação em quatro pontos da capital. As praças Rui Barbosa, Tiradentes, Carlos Gomes e da Espanha receberam grandes painéis para que a comunidade pudesse sugerir o que mudaria naquele local. No dia 30 (sábado), quando ocorre a première do Festival Mundial de Criatividade - Curitiba, os quadros com as sugestões serão levados ao shopping Pátio Batel, onde ocorrerá um workshop com discussão sobre soluções para alguns dos desafios propostos nas praças. O que você mudaria nesses locais? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

Vandalismo no Tatuquara

Uma professora de 56 anos diz não aguentar mais a algazarra promovida por crianças e adolescentes na rua onde mora, no bairro Tatuquara, em Curitiba. Segundo ela, a "diversão" da garotada é explodir bombas na rua. Na noite de terça, um dos artefatos acertou e danificou um cano no quintal da professora, que ficou sem água. A leitora diz que já acionou a Polícia Militar, pelo telefone 190, e a Polícia Civil, mas os agentes não apareceram e recomendaram que ela conversasse com os pais das crianças. Um vizinho contou que a meninada também costuma jogar bombinhas nos cachorros da região. "Como vou conversar com seis ou sete pais? Decidi é contratar uma empresa particular de segurança", diz a professora.

Boa notícia para os taxistas

Desde terça-feira, os taxistas de Curitiba e região metropolitana têm entrada livre no Museu Oscar Niemeyer (MON), graças a uma parceria entre o MON e a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), órgão responsável pelo gerenciamento do serviço de transporte de passageiros. Todos os taxistas credenciados na Urbs poderão entrar gratuitamente no museu ao apresentar na bilheteria a Licença Cadastral de Condutor de Táxi. A iniciativa foi tomada depois que a diretora cultural do MON, Estela Sandrini, percebeu que, apesar de os taxistas levarem muitos visitantes ao museu, eram poucos os que já tinham visitado o local.

Mistura do Bem

Quatro organizações não governamentais vão promover uma grande ação de Natal em Curitiba: uma festa para cerca de 500 crianças atendidas por projetos sociais. Em sua sétima edição, o evento Mistura do Bem reúne as ONGs Instituto Arte Geral, Futebol de Rua, Grande Roda de Tambores e Vivamigos. As instituições estão arrecadando brinquedos para a festa, que será em 7 de dezembro na Chácara Zanette, em Colombo. As doações podem ser feitas até sábado nas Lojas Omar Calçados da Rua XV de Novembro e da Praça Rui Barbosa. Outra opção é deixar o brinquedo no escritório da empresa Carro Reserva, na Rua Comendador Macedo, 170. As ONGs precisam de brinquedos novos, para meninos e meninas de 5 a 16 anos de idade.

Índios 1

O Brasil tem a maior população indígena isolada do mundo. De acordo com a Funai, são 104 registros de grupos isolados no país. Para falar sobre sua experiência com esses povos, o sertanista José Carlos Meirelles, reconhecido internacionalmente pelo trabalho de 40 anos com índios isolados no Acre, estará em Curitiba hoje e amanhã, no IV Seminário Indígena História e Atualidade - Integracionismo e Interacionismo. O evento é promovido pelo Ministério Público do Paraná.

Índios 2

Meirelles ganhou notoriedade também por não ter desistido do trabalho mesmo depois de recebeu flechadas no rosto e no pescoço durante seu trabalho na floresta. Essas e outras histórias ele deve contar durante o seminário. As inscrições podem ser feitas no site do MP (mp.pr.gov.br) e no local do evento (Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico).

Colaborou: Eduardo Aguiar

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]