• Carregando...

A Guarda Municipal bem que poderia rever sua forma de trabalhar quando há corridas de rua em Curitiba. Na última prova, dia 29, um corredor agrediu uma motorista que seguiu pela Rua Dr. Carlos Cavalcanti orientada por um guarda municipal. Ao ver a confusão, o guarda fingiu que não tinha a ver com aquilo, enquanto seu companheiro disse que a responsabilidade era da motorista. Afinal, a responsabilidade por orientar o trânsito é desses funcionários públicos deslocados para fazer o trabalho.

Voto a pé

Os motoristas que circulam pelas rodovias que cortam perímetros urbanos, precisam redobrar a atenção neste domingo. Por causa das eleições, o fluxo de pedestres circulando pelos acostamentos será maior. A Ecovia, que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e o litoral, informa que há pelo menos quatro pontos de votação localizados próximos à via, nos quilômetros 61, 71, 74 e 79, na região metropolitana da capital. No litoral, também há locais de votação próximos à estrada em Alexandra, Morretes e Praia de Leste. Motoristas devem respeitar os limites de velocidade, e os pedestres precisam utilizar os equipamentos de segurança, como as passarelas.

Plantão do comitê

Dúvidas e denúncias de eleitores sobre práticas assistencialistas durante o dia de eleição poderão ser feitas no núcleo do Comitê Cidadania e Voto Consciente, instalado na OAB Paraná, em Curitiba. Amanhã, das 9 às 17 horas, as orientações serão repassadas pelo fone 3253-9840. Em dois meses de atendimento, o Comitê constatou, a partir das informações dos eleitores, que os candidatos oferecem favores e benefícios em troca de votos. O assistencialismo aparece em sorteios de cestas básicas e eletrodomésticos, jantares, churrascadas e até dinheiro em troca de votos ou instalação de propaganda política em propriedades particulares, todos considerados mecanismos ilegais.

Dúvidas de gramática

A reforma ortográfica da língua portuguesa, assinada na semana passada pelo presidente Lula, já provocou o aumento da consultoria do serviço de telegramática, oferecido pela prefeitura. Entre janeiro e agosto deste ano, foram 10% a mais de consultas em relação ao mesmo período do ano passado. A média é de 5 mil atendimentos por mês. Válida a partir de janeiro de 2009, a reforma vai mudar a ortografia de 0,5% do vocabulário brasileiro. O Telegramática funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As consultas podem ser feitas pelo telefone (41) 3218-2425 ou pelo portal www.cidadedoconhecimento.com.br.

Hermanas turbinadas

A nova tendência de sortear cirurgias plásticas para os seios em casas noturnas vem causando alvoroço na Argentina. Segundo o site da BBC, a prática de sortear um implante de seios para as clientes vem ocorrendo nas províncias (estados) de San Juan, La Rioja, Córdoba e Buenos Aires. Junto com a entrada – cujo valor oscila entre US$ 4 e US$ 10 – as clientes recebem um número para participar do sorteio, caso estejam interessadas. Já profissionais da saúde das regiões argentinas criticaram a iniciativa por prejudicar a relação entre o médico e o paciente e "banalizar" as cirurgias plásticas.

* * * * * *

Hoje tem bênção aos animais durante a feira de adoção de cães e gatos no Antiquário Anjo Barroco. A feira funciona das 10 às 16 horas, e a bênção será realizada às 14h30. O Anjo Barroco fica na Brigadeiro Franco, 2189.

**** Uma parceria entre a Escola Internacional de Circo (Circocan) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai oferecer aulas de trapézio voador em Curitiba. O equipamento tem 15 metros de comprimento e 4 metros de largura, permitindo saltos a dez metros de altura. O curso começa hoje, a partir das 9 horas, no Departamento de Educação Física da UFPR, Câmpus Jardim Botânico. Informações: (41) 9926-8713.

**** "Trate de aprender tudo o que puder. Saber demais não ocupa lugar. Ignorância, sim. A sabedoria anda solta por aí para a gente aprender o que quiser." Darcy Ribeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]