• Carregando...
 | Reprodução da internet
| Foto: Reprodução da internet

Alguns prestadores de serviço têm batido de porta em porta em Curitiba oferecendo-se para "lavar a calçada com mata-mato". Mas o uso do veneno, para se livrar rapidamente da vegetação indesejada que cresce nas frestas do piso (foto), contribui para contaminar o solo, os rios e a água consumida pelos moradores. O alerta foi feito à coluna pela Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço, que detectou a presença desses aplicadores de herbicida em sete bairros da cidade. O agrotóxico também representa risco aos animais domésticos, que podem ingerir água, capim e sementes contaminados com o produto.

... e proibida

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe desde 2003 a capina química na zona urbana, porque a prática expõe a população ao risco de intoxicação, além de contaminar a fauna e a flora. Em áreas rurais, a região que recebeu qualquer tipo de agrotóxico deve ser sinalizada e isolada por no mínimo 24 horas. No caso de necessidade de entrar no local antes do fim do prazo, o uso de equipamentos de proteção individual é obrigatório.

No escuro há uma semana

Uma casa no bairro Cascatinha, em Curitiba, está sem luz desde o temporal da última quinta-feira, quando o vento derrubou um poste da rua. A Copel, que deveria restabelecer a energia logo após a colocação de uma nova estrutura, prometeu realizar o serviço em até seis dias. O prazo venceu ontem, mas o local continua às escuras. Durante todo esse tempo, os moradores se organizaram para que houvesse sempre alguém na casa, com o objetivo de receber os técnicos da Copel. Questionada pelos donos da residência sobre a demora, a empresa alegou que esteve no local e não "encontrou os portões abertos".

Novo prazo

Os proprietários, no entanto, garantem que estavam em casa no horário informado e estranharam que os funcionários não tenham deixado nenhuma notificação da suposta visita. A Copel esticou o prazo para o atendimento por mais cinco dias – contabilizando, assim, prováveis 11 dias no escuro.

Festa de família

As tradicionais casinhas de madeira com lambrequim, as histórias dos avós e a cultura polonesa serão celebradas por mais de 400 descendentes dos irmãos Antônio, André e José Bubniak – que vieram da Polônia no início do século passado. Filhos, netos, bisnetos e tataranetos vão se reunir no sábado em Rio Negro, Região Metropolitana de Curitiba. Os irmãos vieram com os pais, Edwiges e Casemiro, na leva de imigrantes que desembarcaram por volta de 1900 no Brasil. Eles se instalaram em várias cidades no Sul do Paraná, como Lapa, Campo Largo, Araucária, Rio Negro e Rio Azul. A programação começa às 9h30 com uma missa. Haverá almoço, painéis com fotos históricas, apresentações de cantos e danças polonesas, além de atividades para integrar os familiares.

Jovem aprendiz

Será realizada hoje em Curitiba a Feira da Aprendizagem do Instituto Salesiano. Das 8 às 16 horas o público poderá participar de oficinas de arte e educação, além de conhecer empresas da capital que oferecem vagas pelo Programa Jovem Aprendiz, entre elas GVT e Ambev. O evento ocorrerá no Ginásio de Esportes, na Rua Rio Grande do Sul, 1.661, no bairro Guaíra.

24 quadros por segundo

"Os governos mudam, e as mentiras são sempre as mesmas."

A frase, na voz de Pierce Brosnan, saiu do filme 007 Contra Goldeneye. A sugestão foi enviada pelo leitor Lineu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]