• Carregando...
 | Colaboração de leitora
| Foto: Colaboração de leitora

Com os dois filhos pequenos dentro do carro, leitora viveu o drama diário de muitos motoristas em sua relação com os motociclistas – exatamente como descreve a nota "Badboys de moto", que saiu na coluna de Reinaldo Bessa na quarta-feira. A leitora viveu e fotografou o gesto obsceno, praticado por um motoqueiro que havia chutado seu carro. "Eu estava com meus dois filhos, que ficaram superassustados. Tive ainda que explicar por que, em vez do motoqueiro pedir desculpas, nos agrediu com este gesto obsceno", relatou a cidadã.

Eu vou

Colônia Witmarsum

O que tem lá

Formada em 1951, a colônia alemã é um dos poucos redutos menonitas quase intactos no país. Os núcleos de povoamento são dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social, na sede da antiga Fazenda Cancela. A colônia é organizada em sistema de vida comunitária e o cultivo das terras é feito em comunidade. A economia é baseada na pecuária leiteira e o resultado é um cenário bucólico, com fortes referências históricas e culturais, presentes na culinária, na arquitetura e nas apresentações musicais e de dança. Cafés coloniais, pousadas relaxantes e um museu histórico fazem parte das atrações locais.

Onde fica

A colônia fica no município de Palmeira. O acesso é pela BR-277, em estrada rural asfaltada, entre as duas praças de pedágio do trecho entre Curitiba e Ponta Grossa. Witmarsum fica a 60 quilômetros da capital e a 60 de Ponta Grossa.

Ônibus também

A respeito do mau comportamento dos motoristas curitibanos, abordado pela coluna nos últimos dias, leitor pede para incluir os que dirigem ônibus. Por ter feito uma cirurgia no olho, esse cidadão passou a utilizar "esse eficaz meio de transporte que Curitiba nos proporciona". Só que, lamentavelmente, ele diz que muitos motoristas fazem as curvas rápido demais e freiam bruscamente. E faz questão de enfatizar o "muitos motoristas", porque diz que vê isso todos os dias.

Vergonha no centro

A nota da coluna sobre a reforma da catedral e, mais especificamente, a respeito do "esqueleto" existente na parte dos fundos da igreja, uma antiga moradora da região central diz que "aquelas ruínas fedorentas são a vergonha de Curitiba". Para ela, justamente num ponto por onde passam milhares de turistas não poderia existir uma coisa assim. De fato, a prefeitura deveria dar um ultimato aos proprietários: ou reformam ou o poder público toma conta do espaço.

Serviço funerário

A prefeitura fará amanhã, sábado, manutenção telefônica que deixará mudos alguns números de serviços municipais. Uma das áreas afetadas será o Serviço Municipal Funerário que, até as 18 horas, só poderá ser acessado pelos celulares de emergência (41) 9997-4386 e 9997-4378, para atendimento às famílias, hospitais e funerárias. Depois das 18 horas, volta o atendimento pelo (41) 3324-9313.

Sem danos ambientais

Um sistema inédito na transformação de lixo hospitalar em lixo comum será lançado nacionalmente hoje em Curitiba, em ato no Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná. O equipamento é basicamente um esterilizador e triturador de resíduos de saúde infectados que devolve o material à natureza sem risco nenhum à sociedade e ao meio ambiente. O processo é sustentável, pois ao contrário dos métodos já utilizados no Brasil que prejudicam o meio ambiente, esse não produz efeitos poluidores nem emanações tóxicas ou águas infectadas.

* * * * * *

"Suceda a ação efetiva de reflexão silenciosa. Da reflexão silenciosa virá ainda mais ação efetiva."

James Levin, músico norte-americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]