• Carregando...

A rede Scholas, instrumento virtual utilizado pelo papa Francisco para se comunicar com jovens do mundo todo, chega ao Brasil nesta quinta-feira (15). O instrumento funciona como uma rede social educacional, em que não são compartilhados apenas conteúdos de cunho religioso. Alunos, professores e escolas podem compartilhar conteúdos das dimensões pedagógicas, pastorais, sociais e de formação. No Brasil, a rede chega por meio de um convênio com o Portal Futurum, plataforma digital disponível em 200 instituições católicas de ensino, utilizada por cerca de 90 mil alunos. A parceria vai ser formalizada nesta quinta-feira, durante o III Congresso da Associação Nacional das Escolas Católicas (Anec), que ocorre em Curitiba. A ratificação pelo papa Francisco ocorre no Congresso Mundial de Educação Católica em novembro, em Roma, na Itália. Mais informações em www.portalfuturum.com.br.

Skate pela vida

Uma delegação saiu de Campo Largo, no último sábado (11), com destino à sede do Hemepar, no Alto da XV, em Curitiba. Foi o dia de Skate pela Vida: enquanto um grupo entrou na fila para doar sangue, outro curtiu o “rolê” no Jardim Ambiental, nas quadras de basquete, futebol e pista de sktate. A iniciativa foi da ONG Shelter. Em 16 de junho, a coluna noticiou que o grupo tentava levar um ônibus do Hemepar a Campo Largo, para coletar as doações por lá. Mas descobriram que o veículo não está mais fazendo coletas em eventos externos, além daqueles que fazem parte da própria programação oficial do Hemepar. A ação faz parte da campanha “Força Fábio Novak”. Noticiada na Entrelinhas de 15 de junho, a iniciativa foi criada para ajudar um jovem de Araucária, que, aos 32 anos, descobriu ter leucemia aguda.

Cidadão Atento

A nova sinalização da Av. Mal. Floriano, na Vila Hauer, indignou o leitor David de Carvalho, aflito com uma possível remoção das vagas de estacionamento na via. Questionada pela coluna, a Secretaria de Trânsito (Setran) explicou que, na verdade, as vagas estão sendo transferiados para o lado esquerdo da avenida, “a pedido da comunidade”, no espaço paralelo à ciclofaixa. Desta forma, segundo a prefeitura de Curitiba, novas vagas serão disponibilizadas, uma vez que não há guias rebaixadas no lado esquerdo da rua.

Música na escola

Na semana do rock, os alunos do Colégio Estadual Senador Corrêa, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, recebem a visita do percussionista Ricardo Corrêa. A ação integra o projeto Concertos Percussivos Didáticos, via Lei Rouanet, que busca estimular a percepção musical e percussão corporal, para aumentar o interesse dos jovens na música e nas artes. Além de apresentar aos adolescentes instrumentos musicais afro-brasileiros e latino-americanos, o músico vai incentivar o uso do próprio corpo como um instrumento de percussão. As apresentações do projeto na escola são nesta quarta-feira (15). Na sexta-feira (17), a apresentação ocorre no auditório do Instituto de Educação Cesar Prieto Martinez, também em Ponta Grossa.

Thaís Skodowski/Arquivo pessoal

Lixo da feira

A foto ao lado foi feita em São José dos Pinhais, próximo ao Terminal Central. Parece um terreno baldio, mas é o local onde foi realizada uma feira, no último sábado (11). Com a ventania que atingiu o local nesta terça-feira (14), os plásticos voaram por cima das pessoas e carros, nas proximidades do Terminal Central. Os organizadores da “Feirinha do Brás” não foram encontrados pela reportagem para explicar por que deixaram o lixo para trás. A Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais explicou que sua equipe iria fazer o serviço de limpeza, ainda na terça-feira.

Colaborou: Naiady Piva

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]