• Carregando...
 |
| Foto:

O historiador Jair Elias Júnior, autor de dez livros sobre a história de Campo Mourão e do Paraná, encaminhou à Gazeta do Povo um registro memorável (foto), de audiência na Casa Branca entre o então presidente dos EUA, John Kennedy, e o governador do Paraná naquela época, Ney Braga. O encontro ocorreu dia 24 de maio de 1963, com o objetivo de garantir recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a construção da Rodovia do Café, que liga Curitiba ao Norte do Paraná. Na audiência, Ney Braga também conseguiu contribuições da Aliança para o Progresso, presidida pelo norte-americano, para vários municípios paranaenses assolados em 63 por um grande incêndio florestal. Entre eles, Campo Mourão e Barbosa Ferraz.

Triste fim

A previsão era que a audiência demorasse 15 minutos, mas durou 45. Segundo Jair Elias Júnior, Ney Braga foi, até hoje, o único governante do Paraná a ser recebido na Casa Branca. Seis meses depois do encontro, Kennedy foi morto em Dallas, no Texas, baleado na cabeça durante desfile em carro aberto.

Saúde cardíaca

Importantes profissionais da cardiologia intervencionista desembarcam em Curitiba nos dias 29 e 30 de novembro para o 13º Cardiointerv (Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista). O evento é promovido pelo Hospital Cardiológico Costantini e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos sobre as técnicas e inovações em tratamentos menos agressivos para o coração. Entre os palestrantes estrangeiros confirmados estão o espanhol Andrés Íñiguez, presidente da Sociedade Espanhola de Cardiologia, e o alemão Adnan Kastrati. O evento será no Hospital Cardiológico Costantini (Rua Pedro Collere, 890 – Vila Izabel). Mais informações: (41) 3013-9267 ou www.cardiointerv.com

Cinema pelos Animais

Entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, será realizada em Curitiba a IV Mostra Internacional de Cinema pelos Animais – Mostra Animal 2013. O evento ocorrerá na Cinemateca, com a exibição de aproximadamente 20 produções, de países como Estados Unidos, França, Portugal, Holanda e Canadá. Entre os temas abordados nos filmes está o uso de animais para entretenimento humano e para testes em laboratórios, assunto que levantou polêmica neste ano após a invasão do Instituto Royal, no interior de São Paulo. A mostra é organizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com a prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba. Mais informações: www.mostraanimal.com.br/

Imperdível!

A coluna traz hoje uma dica imperdível para quem quer ampliar os seus conhecimentos sem sair de casa. O famoso site de compartilhamento de vídeos Youtube criou recentemente um canal (Youtube EDU) onde reúne uma série de videoaulas gratuitas. A página pode ajudar quem está fazendo pesquisas para um projeto, precisando de ajuda para uma tarefa escolar ou querendo aprender algo novo. Primeiro o Youtube verificou quais eram os vídeos de educação mais populares no site. Essas produções foram, então, analisadas por um grupo de professores, que verificou a precisão das informações e selecionou as melhores aulas. Num primeiro momento, os conteúdos disponíveis são voltados para o ensino médio e englobam as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia. O canal foi desenvolvido em parceria com a Fundação Lemann.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]