• Carregando...
 | Agência Estadual de Notícias
| Foto: Agência Estadual de Notícias

A revista íntima em visitantes ainda faz parte do sistema de segurança nos presídios do Paraná, mas a Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) diz que está ampliando a instalação de equipamentos de scanner corporal (foto) para que a prática possa ser eliminada aos poucos. Na última terça, uma resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (ligado ao Ministério da Justiça) foi publicada no Diário Oficial da União recomendando o fim da revista que faça a pessoa ficar total ou parcialmente nua, implique na introdução de objetos nas cavidades corporais do visitante, use cães ou animais farejadores ou exija agachamentos ou saltos. A resolução não tem força de lei, mas serve como orientação.

Scanner

São Paulo promulgou no mês passado lei que proíbe a revista íntima. No Paraná, a Seju afirma que emitirá resolução para todas as 33 unidades penitenciárias do estado, orientando sobre como cumprir a resolução publicada nesta semana. O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária orienta que a revista pessoal seja feita com o uso de equipamentos eletrônicos detectores de metais, como aparelhos de raios X e scanner corporal. No Paraná, dois scanners estão em funcionamento, na Casa de Custódia de São José dos Pinhais (desde março) e na Penitenciária Estadual de Londrina II (desde julho). Um terceiro equipamento será instalado na Penitenciária Estadual de Cascavel, outro na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II e o quinto no Complexo Penitenciário de Piraquara.

De acordo com a Seju, todas as unidades penais já receberam raquetes e banquetas com detectores de metal. Uma das razões da rebelião do fim do mês passado na Penitenciária Estadual de Cascavel, segundo os presos, era justamente o abuso nas revistas das visitantes.

Assento preferencial

Divulgação

"Você tem animais de estimação?" pode ser o início de uma conversa com aquela pessoa que você nem conhece. Pelo menos é o que propõe o projeto "Alimentando Amizades", de Pelotas (RS), que separa nos ônibus assentos preferenciais para quem está disposto a bater um papo com o vizinho. Caso falte assunto, algumas sugestões estão coladas no vidro ao lado do banco. A brincadeira foi proposta pela empresa de biscoitos Zezé. E a reação dos passageiros pode ser vista em um vídeo:

Diabetes em pesquisa

O Centro de Diabetes Curitiba (CDC), localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças, convida pacientes mulheres, com diabetes do tipo 2, para participar de um estudo sobre a doença. Para entrar na pesquisa, é necessário ter mais de 40 anos, estar na menopausa, não usar insulina e ter o HbA1 (Hemoglobina Glicada) entre 6,5% e 9,5%. Interessadas podem entrar em contato com o centro até o fim deste mês, pelo (41) 3023-1252.

24 quadros por segundo

"Todas as mentiras levam a uma verdade."

A frase saiu da série de tevê Arquivo X, sobre dois agentes do FBI encarregados de investigar casos não solucionados envolvendo fenômenos inexplicáveis.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]