• Carregando...
 | Paulo Rosa/Detran
| Foto: Paulo Rosa/Detran

Mais da metade dos candidatos de Curitiba que se submeteram ao teste prático do Detran no ano passado foram reprovados. Dos 248.934 inscritos, 124.146 (49,66%) receberam cartão vermelho, contra 117.021 (47,15%) que foram aprovados. Os demais 7.767 correspondem ao total de ausentes.

Interior melhor

A taxa de reprovação no interior é menor. Como resultado, no Paraná (incluindo os dados de Curitiba), o porcentual de candidatos que tiveram que marcar um novo exame em 2012 foi de 46,14%. Mais da metade dos 1.084.749 candidatos (51,22%) obtiveram êxito.

Psicológico

O Detran não tem ainda o total de candidatos reprovados nos exames médico e psicológico. Mas, a julgar pelas reclamações nos centros de formação de condutores, é de se imaginar que o porcentual seja expressivo.

E atenção Detran

Há clínicas que não estão cumprindo a determinação de informar aos candidatos sobre o direito de receber resposta em caso de reprovação no psicotécnico. A exigência surgiu depois de suspeitas de que clínicas estavam reprovando candidatos para arrecadar mais. Desde então, os profissionais de Psicologia são obrigados a, gratuitamente, explicar o que os candidatos fizeram de errado.

Conversa afiadaPriscilla Placha Sá (foto 2), professora do curso de Direito da UFPR

Por uma diversão mais saudável

Professores da Universidade Federal do Paraná iniciaram um movimento pela Balada Legal e Segura em Curitiba. A primeira reunião do grupo, que contou com a participação de representantes da Polícia Militar, prefeitura e centros acadêmicos, foi na sexta. Priscilla Placha Sá, uma das coordenadoras da ação, diz que a intenção não é focar na repressão, mas na conscientização.

Qual é o objetivo desse movimento?

É promover uma reflexão sobre o acontecido em Santa Maria e, a partir daí, discutir propostas para garantir a balada segura. Vamos fazer campanha de conscientização, focando nos donos de boates, para que eles melhorem as condições de segurança, e nos jovens, para que fiquem atentos e saibam agir numa situação de perigo. Não queremos histeria coletiva, só conscientização.

E como a campanha funcionará?

Vamos fazer o lançamento oficial quarta, às 18h30, na sede da UFPR da Praça Santos Andrade. Lá, será feito um detalhamento maior das ações. Queremos medidas de curto, médio e longo prazo, para não deixar o movimento morrer com o tempo.

Despicha Curitiba

A primeira ação do "Despicha Curitiba" irá pintar pelo menos 50 estabelecimentos da Rua XV de Novembro – alvo de pichações – neste domingo, das 9 às 13 horas. Os profissionais que executarão o trabalho utilizarão técnicas de rapel para reparar os prédios mais altos.

* * * * *

"Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado."

(Platão, filósofo grego)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]