• Carregando...
 |
| Foto:

Um projeto do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) leva apresentações culturais a bairros mais afastados do centro da cidade (foto). A iniciativa, que existe desde 2012, é desenvolvida neste ano com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), cerca de R$ 37 mil. Depois de promover ocupações artísticas no conjunto Adelino Vieira, de abril a junho, os membros do MARL visitaram no último final de semana o Vista Bela, um dos maiores empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida no país. Os artistas fizeram cortejo pelas ruas do bairro, com um chamamento para as atividades. "O cortejo remonta à tradição dos festejos de rua, em que os artistas passavam para alegrar os moradores. A recepção foi mágica, sentimos a euforia das pessoas", conta Gustavo Garcia, um dos participantes do MARL.

Arte na rua 2

Cerca de 500 moradores acompanharam a intervenção artística no Vista Bela. Eles puderam assistir a peças teatrais e apresentações de hip hop na rua, além de participar de oficinas de arte e grafite. Mais duas ocupações culturais estão previstas para ocorrer no bairro – a próxima acontece dia 14 de setembro e a última, em outubro. "Percebemos que o bairro tem muita vocação para a arte e poucos projetos sociais. Nosso maior ganho é poder trocar ideias com as pessoas que vivem ali e conhecer outros artistas", diz Garcia. As ações do MARL não utilizam palcos. O objetivo é valorizar espaços públicos e aproximar as pessoas das diferentes formas de arte.

Desengavetando

Um projeto interessante vem de Ponta Grossa e poderia ser multiplicado em Curitiba e nas outras cidades do estado. Uma instituição sem fins lucrativos (Associação Ponta-Grossense de Lideranças Comunitárias e Entidades Filantrópicas - Aplicef) promove uma vez a cada dois anos o programa "SOS Bairros", quando reúne as reivindicações dos moradores da periferia para levá-las à prefeitura. Outro projeto que ocorre com a mesma frequência é o "Desengavetando protocolos", que seleciona protocolos de associações de moradores e cobra, na prefeitura, o cumprimento dos pedidos. O próximo projeto, que deve acontecer mês que vem, é o "Talentos da Melhor Idade", que vai revelar dançarinos e cantores entre os idosos das entidades atendidas pela entidade. A Aplicef atende a 121 entidades, a maioria delas, associações de moradores.

Selfiecelha

Para divulgar a exposição "Frida Kahlo – as suas fotografias", em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, desde 17 de julho, a agência CCZ*WOW criou um aplicativo bem humorado que permite ao usuário incluir uma "monocelha" em uma selfie. É só acessar o site da campanha (http://selfiecelha.com.br/), fazer o upload de uma foto e posicionar a monocelha. A mostra com fotografias da artista, que estará em cartaz até 2 de novembro, já atingiu recorde de visitação. O número de pessoas no dia da abertura, 1,2 mil, é o maior em inaugurações.

Concurso literário

A Academia de Letras de Itapoá (SC) está com inscrições abertas para autores interessados em incluir poemas e contos na 10ª Coletânea do Prêmio Gabriel Garcia Marquez. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o final do mês. Os autores podem enviar até três poesias e um conto, em folha tamanho A-4, junto com nome completo, idade e biografia. Os endereços são: academia181@gmail.com e Rua Waldemar do Amaral, 292, Itapoá, CEP 89249-000.

Colaboraram: Antoniele Luciano e Maria Gizele da Silva

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]