• Carregando...
 | Divulgação/Prefeitura de Curitiba
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Vestido com sua armadura de Homem de Ferro, o pequeno Enzo, de 4 anos, conquistou as redes sociais, em 2014, quando enfrentava a Anemia de Fanconi, doença rara que requer transplante de médula óssea para ser combatida. Enzo não sobreviveu, mas deixou o seu legado de salvar vidas. É esse espírito que levou à crianção da “Semana EnzoDay”, que ocorre entre 16 e 21 de março, promovida pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o Hospital Nossa Senhora das Graças. A ideia é lotar os bancos de sangue com interessados em se cadastrar como doadores de medula. A chance de encontrar um doador compatível varia entre um para mil e um para um milhão. O procedimento é simples para quem doa, mas pode salvar a vida de quem recebe. Quem já se cadastrou em anos anteriores deve aproveitar para atualizar os dados de endereço e telefone pelo site www1.inca.gov.br/doador . Segundo dados da prefeitura, 40% das pessoas cadastradas não estão disponíveis na hora de doar, seja por não serem localizadas ou por medo do procedimento.

Legado de esperança

Para Alexandre e Claudia Nunes, pai e mãe de Enzo, a luta do filho é motivo de orgulho. Assim como a motivação dos curitibanos em ajudar o filho, que mostrou ao casal (que é de São Paulo) que o lado frio do povo da capital paranaense é só impressão. “É um povo engajado, até hoje a gente recebe carinho nas redes sociais”, lembra Alexandre. Eles lutam para acabar com o tabu de que doar medula é perigoso: “as pessoas se assustam. Claro que é um procedimento invasivo, mas é bem simples. E salva uma vida”.

Bolo para Curitiba

Cerca de 20 pessoas já trabalham nos preparativos do bolo de aniversário de Curitiba. A cidade celebra 322 anos no próximo dia 29 de março, e o doce da festa vai ter mais de meia tonelada. No ano passado, mais de seis mil pedaços foram distribuídos à população. Para esse ano, a previsão é de que a comilança seja ainda maior. A distribuição começa às 16 horas do domingo de aniversário no Parque Barigui e é gratuita. A iniciativa é do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria (Sipcep).

Divulgação

Voluntariado no hospital

A criançada do Hospital Pequeno Príncipe recebeu a visita da equipe de voluntariado do Instituto Joanir Zonta, no último 21 de fevereiro. Funcionários da rede de supermercados Condor brincaram, contaram histórias e coloriram desenhos com os pacientes do hospital infantil (foto). A meta do programa de voluntariado do instituto é fazer ações similares mensalmente, em instituições sociais localizadas na região em que a empresa atua.

Orientação Vocacional

O Centro Universitário Campos Andrade (Uniandrade) lançou um projeto de orientação vocacional para alunos de escolas públicas que se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no fim deste ano. Profissionais da instituição vão até as escolas para um bate-papo sobre quais os trabalhos e campos de atuação de cada profissão. As palestras são gratuitas e duram 50 minutos. Além disso, os alunos podem ter orientações individualizadas, na clínica de psicologia da faculdade. Para agendar consultas ou palestras basta entrar em contato pelo (41) 3219-4261.

Direito e sustentabilidade

O programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR promove um seminário para debater os desafios em aliar desenvolvimento e sustentabilidade, entre os dias 20 e 27 de março. Nomes do Direito nacional e internacional participam da programação, que conta ainda com as bancas de mestrado e doutorado dos alunos do curso. O evento é gratuito e aberto à comunidade mediante inscrição, que pode ser feita pelo email eventos.ppgd@pucpr.br até esta quarta-feira (18). A programação completa pode ser conferida em www.pucpr.br/integracaoppgd.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]