• Carregando...

      Alguns trechos das canaletas por onde passam os biarticulados de Curitiba estão clamando por asfalto novo. No entorno da estação-tubo Carlos Dietzsch (foto), no bairro Portão, o asfalto chega a fazer ondas e a "vazar" para a calçada, o que é ruim para a conservação dos ônibus, incômodo para os passageiros e perigoso para pedestres que andam por ali. Nas últimas semanas de 2013, funcionários da prefeitura até quebraram uma parte da pavimentação, mas parece que o problema era apenas a crista de uma onda. O resto continuou igual.

      Entrada grátis no MON

      Neste primeiro domingo do ano, a entrada do Museu Oscar Niemeyer será gratuita entre 10 e 18 horas. Os visitantes terão a oportunidade de conferir as exposições "Jayme Bernardo, designer"; "Ida Hannemann, entre o pincel e a pena"; "Anjo e Boneco", de Nuno Ramos; "Salvando Aparências", de João Osorio Brzezinski; "Roger Ballen: Transfigurações"; entre outras. Além disso, é possível caminhar pelo pátio das esculturas e ver o jardim do museu decorado com mais de 4 mil flores de cerâmica. O acesso livre faz parte do projeto Domingo + Arte, que não cobra entrada dos visitantes no primeiro domingo de cada mês.

      Pichações nas alturas

      Apesar de a população estar mais atenta e denunciar atos de vandalismo com mais frequência, as fachadas de imóveis de Curitiba – tanto nos bairros como na região central – estão cada vez mais sujas devido à pichação. No Centro da cidade, um dos locais degradados que chama a atenção dos transeuntes fica no calçadão da Rua XV de Novembro. Os ladrilhos do prédio do antigo Banco Comercial do Paraná – um dos primeiros edifícios modernistas de Curitiba, projetado em 1953 por Romeu da Costa – estão manchados até a cobertura. Como os vândalos conseguiram fazer esse estrago todo em um local movimentado e monitorado?

      Conforme reportagem publicada na Gazeta do Povo na última sexta feira, as 2.039 denúncias de 2013 resultaram em 163 prisões e 187 apreensões. Além disso, as multas ficarão mais pesadas neste ano: R$ 1.693,84 para pichadores flagrados e R$ 4.234,60 para comerciantes que venderem tinta spray para menores ou não façam registro dos compradores.

      24 quadros por segundo

      "Quando Deus fecha uma porta, em algum lugar abre uma janela."

      A frase foi dita por Maria von Trapp, interpretada por Julie Andrews em A Noviça Rebelde.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]