• Carregando...

Depois do almoço, sempre sobra um tempinho para descansar, e o banco da praça é uma opção não apenas gostosa como tradicional. A mulher da foto fez isso na última sexta-feira, e ainda aproveitou o tempo para caprichar na beleza. É assim mesmo: lixar aquela unha que está enroscando, retocar o brilho ou até mesmo substituir todo o esmalte. É coisa que as mulheres fazem rapidamente. E tem a vantagem de funcionar quase como uma terapia, como disse uma dessas manicures de rua.

* * * * * *

Os novos dias de Hermes

Hermes Nichele é um jovem de 17 anos. Mora na Caximba desde o dia em que nasceu. Nunca viajou para longe, mas seus sonhos e ideias ultrapassam os limites do seu bairro. Hermes adora cidades e já pensou em vários projetos que poderiam ajudar a melhorar o transporte e o trânsito em Curitiba. Mesmo a mãe dizendo que nada do que ele pensa é possível e que suas propostas são mirabolantes demais, o jovem conquistou, em 2009, uma cadeira na UTFPR, no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Agora que você é universitário, o que mudou?

Tenho menos tempo (risos). Vivo mudando alguma coisa nos projetos. É um jogo de tentativa e erro. Espero usar o que eu aprender na faculdade para melhorar Curitiba. Quem ainda não mudou é minha mãe. Ela continua achando tudo impossível. Mas um dia, quem sabe, ela pense diferente.

Quem te inspira?

Agora eu estou conhecendo Oscar Niemeyer e outros arquitetos e urbanistas. Antes, era só o Jaime Lerner.

Que alternativas Curitiba poderia ter para melhorar o tráfego?

Ainda aposto nos ônibus. Mais integração entre os bairros, sem tudo ter de passar pelo Centro. Implantação de sinaleiros inteligentes, construção de viadutos, mais opções de caminhos para um mesmo local.

Você tem vontade de conhecer algum lugar?

Ah, eu tenho. Paris, Barcelona, Dubai, Chicago, Tóquio...

Serviço: hermesnichele@hotmail.com

* * * * * *

Bênçãos do santo

Para o "mulherio" em geral – mas pode interessar também aos homens solteirões: nos dias 12, 13 e 14 de junho, a Igreja do Senhor Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa, vai vender o tradicionalíssimo bolo de Santo Antônio. A partir das 7 horas da manhã os mais apressados podem passar por lá e a primeira dentada poderá revelar uma boa surpresa. Quem sabe 2010 seja o seu ano de desencalhar?

* * * * * *

Volunterapia

Misturar voluntariado com terapia pode resultar em benefícios para quem recebe e para quem ajuda. Mas como ajudar? Essa é a pergunta de 71% dos jovens que participaram de uma pesquisa realizada com 1.900 pessoas. Muitos têm boa vontade, mas não sabem com tomar a iniciativa. Programa do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe) já soma mais de 750 projetos de diversas instituições de ensino e o sindicato está sempre em busca de novos projetos e voluntários. Gostou? Ligue (41) 3078-6933.

* * * * * *

Dia sem tabaco

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, seja fumante. Considerado um dos fatores de risco para doenças cardíacas, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Amanhã, dia 31, os povos discutem o problema no Dia Mundial sem Tabaco. Em Curitiba, o Hospital Costantini tem, desde 2009, um programa que dá apoio a quem largar o vício. Informações: (41) 3013-9000.

* * * * * *

"Como proceder para ser compreendido na velhice? Não será apenas uma questão de bom-senso?"João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]