• Carregando...
 | Henrry Milleo/ Gazeta do Povo
| Foto: Henrry Milleo/ Gazeta do Povo

Placa de "É proibido caçar" foi colocada em terreno baldio na esquina das ruas Silva Jardim e Bento Viana, no Bairro Água Verde, em Curitiba. Claro que se trata de um protesto bem-humorado pela limpeza do lote. Quem anda pela cidade percebe que existem muitos terrenos pedindo limpeza e, como indica a placa, cabe à prefeitura cobrar essa limpeza dos donos. Para que não se criem onças e outras feras...

Orquídeas em exposição

Nos dias 30 e 31 de março e 1.º de abril realiza-se no Clube Duque de Caxias, no Bacacheri, a 99.ª Exposição de Orquídeas da Associação Paranaense de Orquidófilos (Apro). O evento ocorre mais de uma vez ao ano e tem sempre uma mostra especial nos dias próximos ao aniversário de Curitiba. Além de conferir a beleza das orquídeas, a população pode ainda comprar mudas da planta e receber dicas de como cultivá-las. Informações: (41) 3336-3837.

Carne desmaiada

Cliente de uma lanchonete olhava curioso para uns bolinhos que o "funcionálio" de uma lanchonete no centro de Curitiba fazia numa manhã dessas. Era uma massa quase branca, como se fosse de farinha de trigo. Acabou perguntando de que era o bolo. "De carne", respondeu o rapaz, sem o menor pejo. Era um daqueles bolinhos de carne que leva mais ou menos 95% de pão velho umedecido. Depois de frito, pega uma cor parecida com a da carne. O que vale é o tempero...

Conversa afiada

Enfermeiros anjos

A função desses enfermeiros é, além de tratar as dores físicas, cuidar também da alma. O projeto Anjos da Enfermagem existe no Paraná há três anos e é uma ramificação do Instituto Anjos da Enfermagem, que é uma ONG que desde 2004 atua em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem. Rita Franc, enfermeira e consultora do Conselho Regional de Enfermagem, diz que a grande procura de alunos para participar do projeto vem da necessidade de humanizar a profissão a cada dia.

O que fez tantos estudantes se candidatarem às vagas?

Penso que a nossa categoria está gritando por humanização e temos visto que essa é uma preocupação dos novos alunos. Com o tempo e com mais anjos atuando em hospitais, lares e orfanatos, o próprio envolvimento nesses trabalhos vai ensiná-los a ser mais solidários.

Que perfil deve ter a pessoa para entrar neste projeto?

Ela precisa ter em primeiro lugar o dom artístico e ser bem-humorada. Nós avaliamos postura corporal, entonação de voz e se ela sabe tocar algum instrumento (isso é um diferencial). Precisamos ver também a habilidade emocional dela, para trabalhar com o lúdico e lidar com pacientes em estado grave, como os que têm câncer.

Os Anjos da Enfermagem trabalham somente com crianças?

Atendemos a todos. No ano passado trabalhamos com idosos e crianças especiais. Precisamos diversificar. Hoje, quem participa do programa deve estar preparado para qualquer situação. No Hospital de Clínicas, que é nosso parceiro, vai ser assim também. Inicialmente vamos até as crianças e depois pretendemos chegar aos adultos.

Como se faz um convênio com o programa?

Nós temos um protocolo. Os Anjos da Enfermagem precisam ter obrigatoriamente como parceiros um hospital e uma universidade, pois é ali que buscamos os alunos e futuros profissionais.

* * * * *

"Na velhice, não raras vezes deixa-se de ser pai para tornar-se filho de seus próprios filhos."

João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]