• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Em fase de teste há duas semanas, cinco ônibus do sistema expresso de Curitiba contam com uma televisão a bordo. Os equipamentos, que usam tecnologias diferentes, são parte de projetos piloto em avaliação pela Urbs e vão ficar nos ônibus durante 60 dias. A partir da definição da tecnologia a ser adotada, a Urbs vai lançar edital de licitação para implantar o sistema em toda a frota. Por enquanto, o conteúdo é de utilidade pública, notícias e mensagens educativas.Um dia na praça

Hoje, a partir das 10 horas, a Praça Eufrásio Correia será palco de uma série de atividades culturais, com apresentação de dança, coral e teatro pelo projeto Arte na Praça. A realização é do Conselho Comunitário de Segurança Área Central, que no ano passado lançou o Programa Viva a Praça, com a realização do Dia do Abraço à Praça. A ideia é estimular a população de Curitiba a frequentar as praças da região central, transformando esses locais em pontos de lazer mais seguros e acessíveis.

"Ficam me tirando..."

Ontem à tarde, duas agentes da Fundação de Ação Social (FAS) tentavam convencer um homem caído na calçada da Rua Conselheiro Laurindo a acompanhá-las. O homem, que dormia ao sol e suava por todo o corpo, não gostou de ser acordado e resmungou alguma coisa como "vocês ficam me tirando..."–expressão usada para reclamar quando alguém incomoda sem motivo. Se alguém estava "tirando onda" com alguém era certamente ele, que atrapalhava a passagem de pedestres ao deitar atravessado na calçada.

Samba do crioulo doido

Quem embarcou ontem pela manhã em São José dos Pinhais no ligeirinho Barreirinha – São José foi obrigado a aturar uma sessão musical de gosto duvidoso. Primeiro, um passageiro visivelmente embriagado falava besteiras e era aplaudido por outro homem com sinais de problemas mentais. Aí apareceu um acordeonista e, para completar, uma mulher começou a cantar hinos religiosos – mas parou quando viu que os homens gostaram da cantoria e começaram a dançar. E essa farra toda foi até o terminal do Boqueirão.

Conversões obrigatórias

Sugestão do "taxista-cidadão" para que a Urbs oriente os motoristas, para impedir que espertinhos usem faixas destinadas a conversões quando vão seguir em frente (nota da coluna), tem apoio de um "leitor-cidadão". Ele há algum tempo presenciou equipes da Diretran educando motoristas para o efetivo cumprimento nessas inúmeras conversões, como sugeriu o taxista. "É comum vermos acidentes de pequena monta por conta dos espertinhos de plantão aproveitarem o menor fluxo dessas faixas para furar logo adiante e seguirem reto, sob o pretexto de que não sabiam. Alô, Diretran !", completa.

Golpe da recarga

Cidadão recebeu mensagem de um celular com prefixo de São Paulo "informando" que havia sido premiado na última recarga, e com R$ 60 mil. Para apressar a liberação do dinheiro, bastaria ligar para outro celular, dessa vez com prefixo do Ceará e que provavelmente atenderia de dentro de um presídio. O golpe é conhecido, mas pelo jeito sempre tem gente que cai: do contrário, já teriam desistido dele. Um detalhe: apesar do prefixo do celular ser do Ceará, o "atendente" pode estar em qualquer presídio do Rio ou de São Paulo, graças à clonagem dos números.

* * * * *

"O homem inventou a linguagem para satisfazer sua profunda necessidade de reclamar."

Lily Tomlin, comediante americana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]