• Carregando...

Alguns comerciantes do Centro de Curitiba descobriram que uma trepadeira plantada em um pedacinho de solo junto à parede tem muita utilidade: evita pichações e enfeita. No caso de edifícios no Centro, a trepadeira serve também para tornar a rua mais acolhedora. Na Travessa da Lapa, perto da Visconde de Guarapuava, e na Westphalen, há exemplos...

Trepadeira 2

... Para quem teme que as trepadeiras atraiam insetos para dentro de casa, uma informação: essas plantas realmente servem de abrigo para muitos insetos, especialmente aranhas, mas nenhum de espécie perigosa. A famigerada aranha-marrom, por exemplo, se esconde embaixo de troncos de árvores, mas dificilmente se aloja em trepadeiras. Já as aranhas de jardim são inofensivas.

Crime e hipocrisia

"Pipocaram os carros com o adesivo ‘190 por hora é crime’ nas ruas. E pipoca também a hipocrisia. Não é difícil ver um carro ‘adesivado’ desrespeitando limites de velocidade e sendo conduzido com imprudência, tal qual o comportamento do deputado assassino." A observação é de um leitor que cobra coerência dos que querem participar das manifestações pela Justiça no caso Carli Filho.

Antes que alguém morra

Leitor enviou no dia 1.º de março passado um pedido para que a prefeitura pintasse faixas de pedestre e divisão das pistas da Rua Professor Ulisses Vieira. No início do ano, a prefeitura asfaltou a rua, mas até hoje não foi feita a pintura. Na esquina com a Rua Pedro Colere e Rua Tabajaras, muitas crianças atravessam a rua para chegar à Escola Gabriela Mistral. Muito bem. Depois de três meses, o leitor recebeu uma resposta da prefeitura, informando que "o referido serviço entrará na programação para futura execução, conforme a demanda". O cidadão pergunta se estão esperando que algum inocente seja atropelado, para só depois executarem o serviço.

Mais um ponto perigoso

Quem circula pela região da Cruz do Pilarzinho conhece bem a situação do trânsito. Moradora fica de cabelo arrepiado quando, no início e fim dos períodos escolares, centenas de crianças circulam pela área literalmente no meio da rua. Segundo ela, não há calçadas, e o asfalto cheio de remendos obriga os motoristas a constantes desvios. Guinadas que podem custar a vida de alguma criança.

Saúde para poucos

Quem falou que a saúde vai mal no Brasil? Leitora da coluna observa que parece "moleza" cuidar das doenças mais difíceis. E cita a facilidade com que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, se desloca de Brasília para São Paulo para cuidar do seu câncer. Ou de como o vice-presidente José Alencar consegue se encaixar num teste de medicamentos contra outro tipo de câncer. Mas lá nos Estados Unidos, é claro. "Por aqui, o cidadão normal que tem um câncer não raramente morre na fila de espera por um exame ou por uma cirurgia", afirma a leitora.

Só fotos digitais

Ao tentar revelar filmes num shopping do Barigui, um casal verificou que não existe esse serviço. Apenas para máquinas digitais. O jeito então é recorrer ao Centro da cidade. "Modernidade, sim, mas nenhuma digital supera a qualidade da máquina convencional", garante a mulher, que não quer abrir mão de fotografar à moda antiga.

Memorial do Imigrante

Em São Paulo, o Memorial do Imigrante é responsável pela preservação do acervo histórico da imigração dos últimos 120 anos. É uma instituição subordinada à Secretaria de Estado da Cultura. No Paraná, um museu como esse poderia ser o receptor de objetos e documentos dos imigrantes e das primeiras gerações brasileiras de europeus, orientais e africanos que se instalaram aqui e que, se não forem encaminhados para um arquivo técnico, vão acabar se perdendo. O memorial paulista está expondo no momento cartas trocadas entre italianos que se instalaram em São Paulo e seus familiares que ficaram na Europa. Ele está instalado na Rua Visconde de Parnaíba,1.316, perto estação Bresser do metrô.

* * * * * * * *

Um novo plástico criado pela Bayer, o Makrolon, está mudando os conceitos de desenhistas de automóveis. O material já é utilizado na produção de leds usados em faróis e lanternas e, em seguida, substituirá os vidros das janelas e outras peças. Carro conceito da coreana Hyundai utiliza o material, que pesa cerca da metade do vidro. Claro que o peso final do veículo cairá, o que pode resultar em economia de combustíveis e, portanto, em benefício ao meio ambiente.

*** "O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções." ( Karl Marx)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]