• Carregando...
 | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

A empresa Trio Canibal, proprietária do trio elétrico que animou o carnaval em Caiobá, no Litoral do Paraná, foi multada nos três dias do evento. Segundo o empresário Dalzan Macieski, as sanções foram aplicadas porque o veículo ficou estacionado na Avenida Atlântica, em local proibido. O problema é que, segundo Macieski, o trio elétrico permaneceu exatamente no lugar indicado pela Polícia Militar. Revoltado, o empresário considerou a hipótese de cancelar na segunda-feira, mas não levou adiante a ideia, em respeito ao público.

Procurada pela reportagem, a prefeitura informou que o trio poderia ficar na avenida a partir das 15 horas. O problema é que a festa acabava diariamente por volta das 6 horas e os organizadores deveriam se virar com o carro no período da ressaca – entre 6 e 15 horas. Segundo Macieski, a remoção era inviável durante a manhã porque isso levaria até quatro horas por dia.

Soroban X calculadora

São José dos Pinhais será palco de uma disputa diferente amanhã. Competidores usando Soroban, a milenar calculadora oriental, vão enfrentar adversários com calculadoras tecnológicas. O resultado, porém, é previsível, já que o objetivo é demonstrar que o Soroban pode ser mais eficiente. A prova será comandada pela professora Yoneko Mizuma, que há mais de 30 anos ensina a técnica no Brasil, no Centro Educacional Top Gun, a partir das 19h30.

Medida preventiva

Em algumas cidades do interior, os jovens têm reclamado da falta de opções para sair à noite. É que, além das casas noturnas fechadas por irregularidades, algumas optaram por manter as portas fechadas até colocarem tudo em ordem, para não correrem o risco de serem pegas pela fiscalização.

Inclusão pela música

Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, o Espaço Vida e Música, projeto de inclusão social pela música, receberá inscrições dos interessados em ingressar nas turmas de aulas gratuitas de percussão, trompete, trombone, trompa, flauta, clarinete, sax, violão, viola e cello. A ação atenderá exclusivamente crianças do bairro Centenário, em Curitiba. Além de aprender a tocar o instrumento, os alunos recebem aulas de teoria musical e podem participar de práticas coletivas. Outras informações pelo telefone 3091-4491, site www.espacovidaemusica.com.br ou pelo e-mail secretaria@espacovidaemusica.com.br.

Pichação é crime

Cerca de 80 denúncias foram feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, desde que a campanha "Pichação é Crime" começou a ser desenvolvida em Curitiba, no início deste mês. As denúncias resultaram em 22 prisões em flagrante, sendo 17 de pichadores com mais de 18 anos. Cada pichador está sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 714,20 e responderá a processo.

A Associação Comercial do Paraná, uma das promotoras da campanha, orienta que, além disso, os comerciantes entrem com ação contra os infratores. O objetivo seria a busca da reparação do dano, já que em alguns casos o valor para pintar o imóvel pichado é muito maior do que o da multa.

* * * * *

Colaboraram Amanda Audi e Raphael Marchiori

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]