• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Hoje ainda podem ocorrer alguns chuviscos em Curitiba e região, mas cenas como a da foto, em que as pessoas se obrigam a buscar todo tipo de proteção, passarão a ser mais raras daqui para a frente. No outono, segundo as previsões, o La Niña continua mandando no tempo, mas as chuvas "sobem" um pouco e aumenta o risco de estiagem no Oeste do estado, como já acontece no Rio Grande do Sul. Durante o carnaval, apenas no litoral do estado deve ficar mais chuvoso.

* * * * *

Eu vou

Área rural de Campo Magro

O que tem lá

Chácaras de lazer, restaurantes de campo, produtos orgânicos e a chance de curtir muito de natureza bem perto de Curitiba. A região foi colonizada por imigrantes italianos, negros e indígenas e tem recantos histórico-culturais a serem explorados, como o Morro da Palha, a Trilha do Ouro, o Casarão, a Capela Nossa Senhora do Carmo, além de cascatas e cachoeiras. Os restaurantes e pousadas oferecem atividades extras, como cavalgadas, pesque-pague, piscinas naturais e trilhas no meio da mata.

Onde fica

O passeio começa nas curvas da Estrada do Cerne, na rotatória do Contorno Norte. Ou pegar a continuação da Rua Justo Manfron, em Almirante Tamandaré, para quem quiser conhecer cenários diferentes já no caminho e passar pela Lamenha Pequena.

* * * * *

Salve a bicharada!

A Associação Vida Animal (Avan), uma das mais atuantes ONGs de atenção aos animais abandonados, necessita urgentemente, "mas com urgência mesmo" de ração e medicamentos para os animais que abriga em sua chácara. Antes de decidir que rumo vai tomar no carnaval, que tal destinar um tempinho para os animais? Você pode se informar pelos telefones (41) 3656-6989 e 8481-2887 ou deixar as doações nos PET shops apoiadores. São vários. Doações também na conta Banco Itaú – Ag. 3722, C/C 15.539-1, CNPJ- 06.788.838/0001-78.

Folia na Rua XV

O Bar Aos Democratas pretende sacudir Curitiba durante o carnaval. Haverá muita música alegre no palco do estabelecimento, situado na Rua Dr. Pedrosa, 485, de sexta à terça-feira. No sábado, dia 5, alguns músicos que atuam no bar vão atravessar a Rua XV, da Boca Maldita até a Praça Santos Andrade, tocando marchinhas, entre as 11 horas e o meio-dia. A ideia é fazer todo pedestre entrar no ritmo das festas momescas.

Carnaval não convencional

Quer passar um carnaval diferente em 2011? A Seicho-No-Ie de Curitiba organiza, de 5 a 8 de março (sábado a terça-feira), um seminário feito especialmente para quem quer aproveitar o período para refletir sobre a vida. São atividades que envolvem meditação e gratidão aos pais, palestras e práticas relacionadas a harmonia familiar, prosperidade, educação e alegria. A recomendação é de que o participante permaneça acantonado no local do evento. Inscrições: (41) 3256-8881.

Coleta de material

Morador do Hauer conta que faz mais de um mês que liga para a Central 156 da prefeitura municipal e até agora nada do pessoal recolher os restos de vegetação que estão amontoados. Segundo o cidadão, os funcionários avaliam: se tiver mais de dez carrinhos de mão de material, tem de contratar uma empresa particular. Essa avaliação, no entanto, pode ser bem imprecisa, convenhamos. Outro leitor, esse do Água Verde, fez o pedido de coleta no dia 7 de fevereiro e até agora nada, apesar da insistência.

O fim de um sonho

É para se lamentar: fazendo parte do cenário cultural de Curitiba desde 1914, quando foi sonhado por um grupo de moradores do Bairro Portão para logo em seguida se tornar realidade, o Clube Literário do Portão acaba de fechar as portas. Após a demolição, o local provavelmente vai abrigar algum novo complexo residencial, e toda a erudição discutida e acumulada naquele espaço estará perdida para sempre.

Desburocratização

Em tempos de imposto de renda, a aprovação da MP 507 com a liberação da necessidade da procuração pública em nome do contribuinte para que terceiros pudessem solicitar documentos em seu nome junto à Receita Federal é um avanço e um passo pela desburocratização. A estimativa da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis) é que pelo menos 40% dos serviços contábeis realizados para empresas estavam sofrendo atrasos em função da necessidade da procuração, onerando as partes interessadas.

* * * * * *

"Observe a tartaruga. Ela avança somente quando coloca seu pescoço para fora."

James Bryant Conant

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]