| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo
Veja também
  • Eu ajudo você e você me ajuda
  • "A polaca"
  • À caça de carros na Praça da Espanha
CARREGANDO :)

Ninguém dispensa um pão fresquinho. O alimento tem até um dia especial para ele, o Dia Mundial do Pão, comemorado na próxima quarta-feira, 16 de outubro. Para não deixar a data passar em branco, o Sindicato da Panificação do Paraná prepara o que promete ser a maior ação comemorativa já feita em Curitiba. Cerca de 12 mil pães serão distribuídos à população na Praça Rui Barbosa, no Centro da capital. Para levar um pacote para casa, será preciso doar um livro. As obras vão para o projeto Tuboteca (foto), iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba que oferece empréstimos gratuitos de livros para os passageiros de ônibus, dentro de estações-tubo. As pequenas bibliotecas passaram a funcionar no fim de março, mas logo nas primeiras semanas ficou claro que o acervo não era suficiente. Com a grande procura, muitos usuários passaram a encontrar as prateleiras vazias.

Feito na hora

Publicidade

O Sindicato da Panificação espera conseguir 3 mil livros com a ação na Praça Rui Barbosa. No local haverá uma minipadaria, para que a população acompanhe o processo de produção de pães. Durante o evento também serão oferecidos exames de pressão arterial e diabete e orientações nutricionais e com a presença de um professor de educação física.

Pinguelas

Há cerca de duas semanas, a coluna mostrou o caso de uma ponte para pedestres que desabou em Curitiba havia vários dias e que funcionava como principal ligação entre os bairros Santa Quitéria e Campo Comprido. Sem o acesso, moradores do Campo Comprido não têm nem como pegar ônibus para ir trabalhar, já que o coletivo passa do outro lado da ponte. Você conhece outros casos de pontes fundamentais para determinado bairro e que estão em estado precário? Mande a sua reclamação para entrelinhas@gazetadopovo.com.br

Oficina para a criançada

O escritor, inventor e artesão Moacir Nardes (foto), autor do livro Aeromodelo de Papel, vai ministrar amanhã e na sexta-feira oficinas de montagem de uma aeronave de brinquedo. As aulas, na Fnac Curitiba, são parte das comemorações pelo Dia das Crianças (12 de outubro). Para participar, basta adquirir o livro de Nardes, que custa R$ 15. As aulas têm duração de 1h15 e são direcionadas para crianças a partir dos 7 anos. Com ajuda da obra, que traz encartada as peças do aviãozinho, e mais alguns palitos de dente e linha para pipa, a garotada poderá fabricar um avião que, segundo o autor, plana com perfeição ao ser lançado com as mãos. Na quinta-feira, as oficinas ocorrem em quatro horários: 13 h, 14h30, 16 h e 17h30. Na sexta-feira, nestes mesmos horários e ainda às 19 h e às 20h45. A Fnac fica no ParkShopping Barigüi.

Publicidade

Uma figura!

Entusiasta da aviação desde criança, Moacir Nardes não conseguiu realizar o sonho de ser piloto, por causa do alto custo dos estudos. Como hobbie, enquanto ganhava a vida como operário numa fábrica ou porteiro, leu dezenas de livros sobre história dos aviões, aerodinâmica e outros conceitos de engenharia aeronáutica. Depois de mais de dez anos de trabalho, ele está publicando Aeromodelo de Papel de forma independente. Além de instruções para montar o modelo, o livro explica conceitos básicos da aviação, que podem ser testados na prática com o aviãozinho.

24 quadros por segundo

"Alegria e tristeza não são como óleo e água. Elas coexistem."

A frase foi retirada do filme Ensaio Sobre a Cegueira, de 2008.

Publicidade