Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Um pouco de História

 | Brunno Covello / Gazeta do Povo
(Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo)
 |

1 de 1

No mês passado, a coluna lembrou a importância histórica do Vagão do Armistício, apelido da cantina que a família do artista Poty Lazzarotto manteve em Curitiba de 1937 até 1960, atrás do Cartório do Cajuru. Depois da publicação, recebemos a cópia de uma antiga carta, escrita por Aristides Largura, que ajuda a explicar o nome pelo qual o restaurante ficou conhecido. Segundo o documento, em 1939 o local tornou-se ponto de encontro de um grupo que às quartas-feiras disputava partidas de "boccia" num galpão aos fundos. Havia descendentes de italianos, franceses, poloneses, alemães, portugueses e árabes. Num dado momento, o mundo foi surpreendido pelo anúncio da Segunda Guerra e posteriormente da derrota da França para alemães e italianos, sendo sua rendição assinada no mesmo vagão onde, em 1918, fora firmado o tratado de paz que colocou fim à Primeira Guerra e ficou conhecido como Vagão do Armistício. A notícia acalorou os ânimos, com a possibilidade de um eminente conflito. Foi neste momento que Largura se levantou e disse "Os conflitos lá de fora não devem perturbar nossas boas relações; façamos deste local o nosso Vagão do Armistício."

História

A relação dos moradores com a praça é digna de estudo. No final dos anos 1960, a "Afonso Botelho" era um grande banhado, que recebia as águas do Rio Água Verde canalizado. Tinha barro. Só não era mais abandonada porque a gurizada brincava de descer do "morro" da Avenida Getúlio Vargas sentada em folhas de bananeira, na direção da Rua Engenheiro Rebouças. Foi nos anos Lerner que a praça ganhou urbanização, mas custou a atrair público. Paulatinamente, as atividades esportivas, o posto policial, a pista de caminhada – e uma feira de automóveis antigos, aos domingos – tiraram o agouro do local.

Gente ressabiada

As notícias da reforma deixaram muita gente ressabiada. Temia-se que não sobrasse árvore para contar a história. A preocupação tem suas razões. Na última década, depois de anos patinando no esquecimento, a Praça do Atlético se tornou um espaço frequentado por gente de todas as idades. É uma vitória do bom urbanismo. Que assim permaneça.

Blogs

Quer entender, de forma compacta, lúdica e simples, as novas possibilidades dos blogs hoje, tanto pessoais como corporativos? Nos dias 24 e 31 de maio, um curso no Impact Hub Curitiba vai ensinar os passos práticos para quem que montar o seu próprio blog de uma forma profissional. Será das 9 às 17h30, na Rua Comendador Macedo, 233. Mais informações: http://curitiba.impacthub.net/curso-blog-se/

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.