O ser humano tenta prever o tempo e se precaver dos efeitos das intempéries há séculos. A tecnologia atual até permite antecipar se vai chover, esfriar ou esquentar. Os meteorologistas conseguem, com alguma confiabilidade, indicar qual será a intensidade de uma tempestade e a duração de uma onda de calor. O avanço do conhecimento ajuda diversos segmentos da indústria – tais como a do vestuário, a calçadista e, por que não, a de guarda-chuvas – a melhorar seus produtos, torná-los mais eficientes.

CARREGANDO :)

A questão do monitoramento do tempo ajuda a agricultura. Em países que sofrem com terremotos, furacões e tornados, a tecnologia permite evitar perdas humanas. Regiões que são afetadas por ventos fortes podem ganhar grandes hélices para gerar energia – a chamada energia eólica. Onde há grande incidência de sol, a captação de energia solar faz o consumo de eletricidade vinda das usinas hidrelétricas diminuir. A nação ganha. A população é beneficiada.

A meteorologia atual – antes motivo de piada – ganha destaque nos meios de comunicação. Emissoras de televisão gastam muito dinheiro e ampliam o espaço para a moça do tempo. Muita gente não sai de casa antes de pesquisar se fará calor ou frio. Se vai chover ou não. Dependendo do que estiver indicado, a roupa escolhida para trabalhar ou ir à escola muda. O guarda-chuva e a sombrinha são retirados do armário. Um casaco mais grosso para evitar a queda na temperatura é requisitado. Um sapato mais impermeável vai parar nos pés do cidadão que vai encarar um dia chuvoso, que não deve esquecer de carregar uma meia extra na mochila ou na bolsa.

Publicidade

Mas o tempo não consegue agradar a todos. E a eficiência dos estudos meteorológicos faz crescer, digamos assim, uma divisão na população. Quando, nos últimos dias, o tempo fechou em Curitiba, por exemplo, muita gente gostou do céu cinzento e da temperatura mais fria. Muitos comemoraram a volta da tradicional imagem da capital paranaense. Outros tantos torceram o nariz para a falta de sol e de luz natural na cidade. O que os meteorologistas têm a ver com isso? Nada. Ninguém consegue ser unanimidade.

Veja também
  • Rir de si mesmo
  • Alianças contraditórias